sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Jornalismo: +250 Documentários, Filmes e Séries para estudantes e profissionais

Mais de 250 Documentários,

Filmes e Séries para estudantes

 e profissionais de Jornalismo

Apresentamos sinopses e o link de acesso para mais de 250 Documentários, Filmes e Séries que sugerimos para estudantes e profissionais de Jornalismo.
A apresentação é por ano de lançamento.
A pesquisa, realizada em sites e outras referências, cobre o recorte temporal de 1931 a 2024 (em atualização).

Desfrute e compartilhe.

Divirta-se estudando; estude divertindo-se!

ATENÇÃOOs links são conferidos regularmente. Em caso de algum deles não funcionar, por gentileza nos informe para que possamos atualizar e manter a página sempre funcional. Agradecemos.

Confira a lista

1931 - A primeira página (Direção: Lewis Milestone)


Um consagrado e boêmio repórter investigativo decide se casar – e, por conseguinte, abandonar o Jornalismo – justamente quando as consequências tragicômicas da condenação à morte por enforcamento de um anarquista levam-no a vivenciar aquele que pode ser o maior furo de sua carreira. Assim sendo, ele se verá mergulhado numa torrente de eventos e personagens que o farão questionar o que é mesmo relevante para sua vida: a bonomia da vida marital ou a sujeira e a correria de sua profissão.  

1940 - Jejum de amor (Direção: Howard Hawks)


O clássico do mestre Howard Hawks é uma das obras mais engraçadas sobre o tema. É até engraçado como esse filme se destaca dos demais por se tratar de uma comédia excelente. Na narrativa, acompanhamos um editor geral da redação fazendo de tudo para que sua ex-mulher, a melhor repórter do jornal, não case novamente. O filme se sustenta com perfeição somente no poder dos diálogos ligeiros e divertidos entre o casal protagonizado por Cary Grant e Rosalind Russell em uma das melhores sintonias entre atores que você verá na História do Cinema.
 

1941 - Cidadão Kane (Direção: Orson Welles)

para assistir, clique aqui

O clássico de Orson Welles narra a história de Charles Foster Kane, um magnata da imprensa, contada por outras pessoas que tiveram contato com o megalomaníaco editor. Diversos jornalistas buscam traçar um panorama da vida de Kane após sua morte tentando descobrir o significado de suas últimas palavras: Rosebud. Nisso, a épica odisseia de uma vida inteira mostra como Kane foi de zero a magnata supremo até descender para a insanidade completa conferida pelo poder. O clássico dos clássicos é um filme mais que obrigatório para qualquer um. Apontado frequentemente como um dos melhores filmes já produzidos, a obra-prima de Orson Welles conta a história do magnata da imprensa Charles Foster Kane em uma sequência de flashbacks. Um jornalista fica intrigado pela última palavra de Kane - rosebud - e tenta descobrir o seu significado entrevistando pessoas do passado do magnata.

1951 - A Montanha dos sete abutres (Direção: Billy Wilder)

Para assistir, clique aqui

Billy Wilder fez uma mordaz crítica ao jornalismo marrom. O longa-metragem conta a história do repórter Chuck Tatum, que após ser demitido de 11 jornais, pede emprego em um jornal local da cidade de Albuquerque, no estado americano do Novo México. Um profissional sem senso de ética que acaba por explorar a tragédia de um mineiro preso em uma caverna para vender jornais. Apenas ele tem acesso ao homem soterrado e vai utilizando este privilégio para aumentar cada vez mais a situação, transformando o local em um verdadeiro circo midiático. O filme é um retrato nada distante do que vemos até hoje na imprensa sensacionalista. Mais um filme excepcional da Hollywood clássica que merece ser visto e revisto.

1952 - Deadline U.S.A (Direção: Richard Brooks)


O jornal "The Day", de Nova York, está sendo vendido. Mas, quando um repórter, seguindo uma pista sobre o gângster Rienzi, é gravemente ferido, o editor Ed Hutcheson sai em cruzada contra a máfia e tenta ligar Rienzi ao assassinato de uma mulher.  

1953 - A guerra dos mundos (Byron Haskin)

Para assistir clique aqui

Um locutor de rádio explica como as armas de guerra ficaram mais poderosas, destrutivas e mortais durante o século XX. O locutor fala sobre como os habitantes de Marte tiveram que abandonar o mundo deles e procurar um novo lugar para viver. Em uma pequena cidade da Califórnia, a queda de um meteoro flamejante causa alvoroço e pavor, após três homens serem desintegrados por uma sonda vinda do meteoro. Era o início de uma guerra.

1955 – Janela Indiscreta (Direção: Alfred Hitchcock)

Para assistir, clique aqui.

Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

1957 - A Embriaguez do Sucesso (Direção: Alexander Mackendrick)

Para assistir, clique aqui

Um poderoso jornalista de Nova York contrata uma agência de publicidade para terminar o namoro de sua irmã com um aspirante a músico. Um filme sobre o jornalista J.J. Hunsecker (Burt Lancaster) e um assessor de imprensa que fazem de tudo para alcançar o sucesso. A trama expõe os podres da corrupção nas grandes cidades e na mídia. O personagem principal baseia-se em Walter Winchell, jornalista considerado um dos inventores da coluna social moderna.

1957 - Um rosto na multidão (Direção: Elia Kazan)


Descoberto por Marcia Jeffires, Larry Rhodes se transforma numa estrela da TV. O sucesso lhe dá mais poder, o que irá lhe corromper até destruir sua vida.

1960 - A Doce Vida (Direção: Federico Fellini)


Em Roma, no início dos anos de 1960, o jornalista Marcello vive entre as celebridades, ricos e fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto. Neste mundo marcado por um vazio existencial, frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.

1962 - O 5º Poder (Direção: Alberto Pieralisi)


Uma potência estrangeira tenta dominar o mundo através da propaganda subliminar, que pode atingir o inconsciente a das pessoas por meio de artefatos eletrônicos. Um jornalista começa a investigar uma série de fatos e descobre os responsáveis pelos distúrbios.

1963 - Shock Corridor (Direção: Samuel Fuller)


Shock Corridor é um filme que conta a história de um jornalista que consegue ser internado em um hospital psiquiátrico para rastrear a história de um assassinato não-solucionado. O filme foi escrito e dirigido por Samuel Fuller. Foi considerado “culturalmente significante” pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes (National Film Registry).

1966 - Fahrenheit 451 (Direção: François Truffaut)


A obra-prima literária de Ray Bradbury sobre um futuro sem livros ganha assustadora dimensão realística neste clássico filme dirigido por François Truffaut, um dos grandes inovadores do cinema de todos os tempos. Montag (Oskar Werner) é um bombeiro designado para queimar livros proibidos até conhecer uma revolucionária professora que se atreve em lê-los. De repente ele se vê como um fugitivo caçado, forçado a escolher não apenas entre duas mulheres, mas entre sua segurança pessoal e a liberdade intelectual. Primeira produção de Truffaut em língua inglesa, o filme é uma fábula extraordinária em que a própria raça humana se transforma no terror mais assustador.

1967 - Terra em Transe (Direção: Glauber Rocha)


País fictício da América Latina, Eldorado, é palco de uma convulsão interna desencadeada pela luta em busca do poder. Na trama do cineasta Glauber Rocha, o senador Porfírio Diaz pretende tornar-se imperador da Eldorado, um país na América do Sul. Percebendo os meios inescrupulosos de Diaz para chegar ao poder o jornalista Paulo Martins deixa seu antigo trabalho de escritor político e muda-se para Alecrim, onde se depara com injustiças sociais e entra para a luta armada. Terra em Transe foi premiado pela crítica no Festival de Cannes de 1967.

1968 - 2001: uma odisseia no espaço (Direção: Stanley Kubrick) 


Baseado na obra de Arthur C. Clark, a obra-prima de Stanley Kubrick tem início quando cientistas encontram um objeto misterioso enterrado sob a superfície da Lua. Com a ajuda do computador H.A.L. 9000, começa a exploração espacial pelo significado do estranho artefato.

1972 - O monstro na primeira página (Direção: Marco Bellocchio)

Para assistir, clique aqui

Um jornal italiano de direita, comandado pelo editor-chefe Bizanti (Gian Maria Volonté), busca manipular a opinião pública em torno de um caso de assassinato. Uma menina rica foi morta na periferia de Milão e um jovem proletário de esquerda é acusado. As manchetes da primeira página não buscam a solução do crime, mas a vitória num complexo jogo político que mira as eleições do final do ano.

1974 - A Primeira Página (Direção: Billy Wilder)

Para assistir, clique aqui
É um dos filmes obrigatórios para jornalista, especialmente pela cena inicial que mostra como eram produzidas as páginas de um jornal, com linotipos de metal. O filme conta a história do editor do jornal Chicago Examiner que tenta impedir que o melhor repórter se demita. Para isso, ele o envia para cobrir um condenado à forca. Ética, sensacionalismo e furo de reportagem são temas discutidos.

1975 - Profissão: Repórter (direção: Michelangelo Antonioni)

Para assistir, clique aqui

O jornalista David Locke (Jack Nicholson) viaja ao Deserto do Saara para cobrir as guerrilhas que acontecem no local. No hotel, um homem muito parecido com ele morre repentinamente e ele decide assumir sua identidade para resolver questões do passado. O problema é que o homem morto é um traficante de armas.

1976 - Rede de Intrigas (Direção: Sidney Lumet)

Para assistir, clique aqui

Um dos filmes mais corajosos sobre jornalismo já feitos em Hollywood. Clássico inegável do estupendo Sidney Lumet, Rede de Intrigas traz a história de Howard Beale, um âncora de telejornais que viu seu tempo passar e acabou demitido após décadas trabalhando para a emissora. Porém, antes de terminar seu último dia, Beale, ao vivo, ameaça se matar, elevando a audiência do programa. Assim, os editores decidem mantê-lo no cargo. Uma escolha precipitada devido ao comportamento cada vez mais insano do âncora.

1976 - Todos os Homens do Presidente (Alan J. Pakula)


Os homens que derrubaram um presidente. Todos os Homens do Presidente é a obra máxima do cinema sobre jornalismo e isso é indiscutível. Alan J. Pakula praticamente revoluciona o gênero criando uma estrutura fabulosa de um thriller de investigação em plena redação do Washington Post te envolvendo durante o filme todo com sua autenticidade ímpar. Dustin Hoffman e Robert Redford encarnam os jornalistas que investigaram dia e noite o escândalo Watergate comprovando o envolvimento do presidente Richard Nixon no esquema de espionagem que acabou originando seu processo de impeachment.

1978 - Newsfront (Direção: Phillip Noyce)


O filme conta a história de cinegrafistas de noticiários e equipe de produção que fazem qualquer coisa para obter imagens. Os irmãos Len Maguire, constitucionalmente resistente à mudanças, e Frank Maguire, aberto à aceitar alterações em sua própria vida e no mundo à sua volta embarcam em aventuras e desventuras em um período de intercâmbio social e político na Austrália. O retorno de Robert Menzies como primeiro-ministro da Austrália, o referendo de 1951 para proibir o Partido Comunista, a imigração do pós-guerra e a introdução da televisão no país, são alguns dos eventos narrados no filme.

1981 - A guerra do fogo (Direção: Jean-Jacques Annaud)


A tribo Ulam é menos desenvolvida e ainda acham que o fogo é algo sobrenatural. Quando a fonte de fogo deles apaga, eles vão em busca de outra chama e encontram a tribo Ivaka, um grupo mais desenvolvido com hábitos e comunicação mais complexa. 

1981 - Ausência de malícia (Direção: Sydney Pollack)

Para assistir clique aqui

Este filme de Sydney Pollack é o reverso da medalha de All the President’s Men. Uma jornalista (Sally Field) de um grande diário da Florida usa informação passada confidencialmente pelo procurador federal para tentar associar um empresário de bebidas (Paul Newman), filho de um mafioso local já falecido, ao desaparecimento de um líder sindical. O empresário, que não tem nada a ver com o caso, vê-se alvo de notícias que o põem em causa e que a jornalista escreveu sem ter feito as devidas verificações, deixando-se ainda manipular pelas autoridades judiciais. Kurt Ludtke, o autor do argumento, é um antigo jornalista e repórter.

1981 - O Beijo no Asfalto (Direção: Bruno Barreto)


Baseado em uma peça de Nelson Rodrigues, um bancário (Tarcísio Meira) beija na boca um desconhecido (Ney Latorraca) que, há pouco, foi morto atropelado por um ônibus. O acontecimento é reportado pela imprensa de maneira sensacionalista, o que causa prejuízos sem iguais ao personagem de Meira e levanta diversas suspeitas sobre a morte.

1981 - Reds (Direção: Warren Beatty)

Para assistir clique aqui

O jornalista americano John Reed viaja à Rússia para um documentário sobre a Revolução Boleshevik e conhece a feminista Louise Bryant (Diane Keaton). Os dois participam ativamente da Revolução de outubro de 1917, quando os comunistas assumem o poder. De volta aos EUA, o casal pretende liderar uma revolução semelhante.

1982 - Blade Runner: o caçador de androides (Direção: Ridley Scott)


Este clássico "cult" com Harrison Ford retrata a vida de um caçador de androides num futuro hipotético em que homens e máquinas começam a se confundir uns com os outros.

1983 - Special Bulletin (Direção: Edward Zwick)


É um telefilme estadunidense de 1983 dirigido por Edward Zwick e estrelado por Ed Flanders e Kathryn Walker. O filme foi transmitido pela primeira vez em 20 de março de 1983 pela rede NBC.

1983 - Sob Fogo Cerrado (Direção: Roger Spottiswoode)


Três jornalistas se veem encurralados por uma revolução política e um triângulo amoroso. Russell Price (Nolte) é um ousado fotógrafo que se enfrenta um dilema entre seu amor pela repórter Claire Stryder (Joanna Cassidy) e sua amizade pelo marido dela, Alex Grazier (Hackman). Ele também é torturado pelas incertezas de qual caminho seguir quando lhe pedem que tome partido, ao invés de apenas tirar fotos, na guerra entre o governo da Nicarágua e os rebeldes sandinistas. Mas quando perde de vista a objetividade e se envolve na escaramuça, Russel pode perder ambas as batalhas e sua vida.

1984 - 1984 (Direção: Michael Radford)

Para assistir clique aqui

Um homem perde sua identidade vivendo sob um regime repressivo. Nesta história baseada no clássico de George Orwell, Winston Smith (John Hurt) é um funcionário público cuja função é reescrever a história de forma a colocar os líderes de um país fictício sob uma luz positiva. As escapadelas românticas com Julia (Suzanna Hamilton) proporcionam sua única fonte de distração, mas os políticos desaprovam o relacionamento. Numa sociedade monitorada de perto, não há como escapar do Grande Irmão.

1984 - Cabra Marcado Para Morrer (Diretor: Eduardo Coutinho)


Em fevereiro de 1964 inicia-se a produção de Cabra Marcado Para Morrer, que contaria a história política do líder da liga camponesa de Sapé (Paraíba), João Pedro Teixeira, assassinado em 1962. No entanto, com o golpe de 31 de março, as forças militares cercam a locação no engenho da Galiléia e interrompem as filmagens.

1984 - Os Gritos do Silêncio (Direção: Roland Joffé)


O repórter do The New York Times Sidney Schanberg vai cobrir a guerra civil do Camboja e lá conhece o intérprete e também jornalista Dith Pran. Juntos eles testemunham as atrocidades do conflito na Indochina. De volta aos EUA, ele ganha o prêmio Pulitzer pela cobertura, mas seu novo amigo precisa conviver com as torturas do Khmer Vermelho, que agora controla o país. O filme ganhou 3 Oscars.

1986 - Em defesa da verdade (Direção David Drury)


Nick Mullen (Gabriel Byrne) e Vernon Bayliss (Denholm Elliot) são repórteres que receberão um bilhete anônimo sobre um escândalo político que está prestes a ruir. MP Dennis Markham (Ian Bannen), um amigo de Vernon, é fotografado deixando uma prostituta num flat e, duas horas mais tarde, é fotografado indo para uma armada da Alemanha Oriental. Provas do envolvimento da KGB são muito circunstanciais. No entanto, a história corre e um tornado de publicidade atinge a família de Markham. Embora Nick estivesse envolvido em assuntos de Markham, Vernon está interessado em um ângulo diferente. Quando Vernon morre subitamente, Nick começa a perceber que a história é muito mais profunda do que se imaginava e que Vernon sabia muito. Isto leva-o a perceber que alguém não quer que a verdade seja descoberta, alguém com muito poder e influência.

1986 - O nome da rosa (Jean-Jacques Annaud)


Um monge franciscano investiga uma série de assassinatos em um remoto mosteiro italiano. Isso provoca uma guerra ideológica entre os franciscanos e os dominicanos, enquanto o monge lentamente soluciona os misteriosos assassinatos.

1986 - Salvador – O martírio de um povo (Direção: Oliver Stone)


Um jornalista quebrado, porém com várias coberturas de conflitos na bagagem, decide ser correspondente internacional e embarca para El Salvador em plena guerra civil. Lá ele se depara com uma das mais violentas e cruéis realidades, o que mexe com os valores e a visão de vida do jornalista.

1987 - Nos Bastidores da Notícia (Direção: James L. Brooks)


Um clássico do gênero, essa comédia romântica – sim, comédia e romântica – discute temas importantes como princípios, valores éticos, competência profissional, trabalho em equipe e competição. Com tantas questões desse tipo em pauta teria tudo para ser uma produção pesada, mas pelo contrário! Trata-se de um filme envolvente, que equilibra todos os elementos água com açúcar do gênero com questões altamente relevantes para a profissão.

1988 - Bom dia, Vietnã (Direção: Barry Levinson)

Para assistir clique aqui

Convocado pelo exército para transmitir um programa de rádio, Cronauer acaba com a caretice das ondas pasteurizadas da rádio, com suas piadas e os últimos sucessos musicais da América. Os soldados o veneram enquanto as altas patentes o consideram um ultraje.

1988 - Switching channels (Direção: Ted Kotcheff)

Para assistir clique aqui

É um remake de filme de comédia americano de 1988 da peça de 1928 The Front Page, o filme de 1931 com o mesmo nome e o filme de 1940 His Girl Friday.

1988 - Talk Radio - Verdades que matam (Direção: Oliver Stone)


Um homem tem um programa no rádio e usa esse espaço para expor os podres da América e questionar os poderes políticos. As suas verdades, no entanto, começam a gerar ódio, pois muitas vezes agridem outras verdades. Está criada a tensão, e o radialista passa a correr o risco inerente àqueles que fazem críticas mordazes e colocam o dedo na ferida.  

1990 - A Fogueira das Vaidades (Direção: Brian de Palma)


Sherman McCoy, um arrogante magnata de Wall Street, erra o caminho para Manhattan e vai parar no Bronx. Lá, ele atropela um negro, o que dá início à sua ruína e início à ascensão de um jornalista inescrupuloso.

1991 - JFK - A Pergunta que não quer calar (Direção: Oliver Stone)


A investigação do assassinato do presidente John F. Kennedy liderada pelo promotor público de Nova Orleans, Jim Garrison (Kevin Costner). Quando Garrison começa a duvidar da conjectura sobre o crime, ele se depara com a resistência do governo. Após o suspeito do assassinato de Kennedy, Lee Harvey Oswald (Gary Oldman), ser morto, o caso é encerrado. Mais tarde, porém, Garrison reabre a investigação e encontra provas de uma grande conspiração por trás da morte do presidente.

1991 - O Ano da Fúria (Direção: John Frankenheimer)


Em 1978, um jornalista americano chega a Roma para colaborar com um jornal quando a cidade é tomada por atentados da organização terrorista Brigadas Vermelhas. Ele se envolve com uma fotógrafa ameaçada pelos terroristas ao ter suas fotos publicadas na Revista Time.

1993 - Muito além do Cidadão Kane (Direção: Simon Hartog)


O documentário britânico é um retrato bastante fiel das relações entre mídia e poder no Brasil. A produção detalha a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo sua influência, seu poder e suas relações políticas, vistas muitas vezes como manipuladoras. Roberto Marinho, ex-presidente e fundador da Globo, foi o principal alvo das críticas do documentário, sendo comparado a Charles Foster Kane, personagem criado em 1941 por Orson Welles para Cidadão Kane, um drama de ficção baseado na trajetória de William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos EUA. Apresenta depoimentos de personalidades brasileiras, como o cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, os políticos Leonel Brizola e Antônio Carlos Magalhães, o ex-Ministro da Justiça Armando Falcão, o publicitário Washington Olivetto, o escritor Dias Gomes, os jornalistas Walter Clark, Armando Nogueira e Gabriel Priolli e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

1994 - Assassinos por Natureza (Direção: Oliver Stone)


Mickey Knox e Mallory Wilson não são um casal típico: após matarem o pai abusivo dela, eles embarcam em uma viagem sangrenta que faz mais de 50 vítimas. O casal costuma deixar, entretanto, uma pessoa viva, para que ela possa contar todos os detalhes do massacre. Isso os eleva a "queridinhos" da mídia sensacionalista, personificada no ambicioso jornalista Wayne Gale. Perseguidos pelo implacável detetive Jack Scagnetti, Mickey e sua amada são finalmente presos, mas terão uma chance de escapar.

1994 - O Jornal (Direção: Ron Howard)


O filme fala de um jornalista que trabalha como editor no jornal sensacionalista New York Sun. Ele detalha de forma simples o dia a dia de Henry Hackett, e sua rotina tentando conciliar a mulher grávida, o chefe Bernie White e a diretora Alicia Clarck. O jornal aborda claramente conflitos éticos e a importância da profissão do jornalismo para a vasta população de leitores. Henry Hacket, editor de um pequeno jornal de Nova York, é apaixonado pelo seu trabalho, mas se vê cansado das longas horas de jornada e do baixo salário. Soma-se a isso a crise do veículo, que começa a cortar gastos, e a pressão da mulher, grávida, para que ele arranje outro emprego e tenha mais tempo com a família. O elenco tem Michael Keaton, Glenn Close, Robert Duvall, e Marisa Tomei.

1994 - Quiz Show: A Verdade dos Bastidores (Direção: Robert Redford)

Para assistir clique aqui

Programa de perguntas e respostas na TV, nos anos 1950, é investigado e se descobre que, visando a audiência, produtores passam a dar as respostas a um jovem de família rica, que passa a ganhar de um rapaz judeu muito mais inteligente.

1995 - Ao Vivo de Bagdá (Direção: Mick Jakson)


O filme retrata os conturbados e perigosos conflitos entre Iraque e Kuwait de 1990. Empenhados em mostrar a notícia com requintes de realidade, a equipe do jornalista Robert Wiener troca a certeza de uma estadia segura pela aventura de burlar leis locais e transmitir a realidade dos confrontos, sem filtros ou censura, diretamente de Bagdá para a rede CNN.

1995 - Hackers - Piratas de computador (Direção: Iain Softley)

Para assistir clique aqui

Um adolescente conhecido como Zero Cool (Jonny Lee Miller) é uma lenda entre os hackers, pois com apenas 11 anos ele inutilizou 1507 computadores em Wall Street, provocando um caos total no mundo das finanças. Por conta deste ato ele ficou proibido de mexer em um computador até chegar aos 18 anos, mas quando pode retorna aos computadores utilizando agora o codinome Crash Override. Até que se depara com um gigantesco plano que, além de tornar o autor muito rico, pode incriminá-lo. Assim, com a ajuda de seus companheiros, ele tenta salvar sua pele.

1995 - Um Sonho Sem Limites (Direção: Gus Van Sant)

Para assistir clique aqui

Suzanne Stone (Nicole Kidman) é uma garota de uma cidadezinha com um grande sonho: tornar-se famosa na televisão. Um sonho que se transforma em pesadelo quando sua ambição se torna uma obsessão. Desiludida com seu casamento com Larry Maretto (Mt Dillon), dono de uma pizzaria, ela se dedica em tempo integral á sua carreira e consegue um emprego numa estação de TV local. Ela decide, então, produzir um documentário sobre adolescente e pede ajuda a três jovens desajustados que parecem ter poucas esperança com relação ao futuro: Jymmy (Joaquin Phoenix), Russell (Casey Affleck) e Lydia (Alison Folland) . Juntos, eles formam um elo forte e perigoso que ameaça pôr um fim á sua idílica vida de subúrbio para sempre.

1996 - O Povo Contra Larry Flynt (Direção: Miloš Forman)


Final dos anos 70, o crepúsculo da revolução sexual na América. Momento em que um empreendedor da indústria do sexo, Larry Flynt, toma conta de um pequeno negócio de clubes de striptease em Ohio e inicia o que viria a ser um verdadeiro império. A revista Hustler surgia com sua linguagem crua, exibindo mulheres nuas em posições imaginadas apenas em revistas de sexo explícito, desafiando os limites da tolerância norte-americana. Larry, o editor, era um "caipirão" sem diploma que conheceu a glória e a ruína ao mesmo tempo. Woody Harrelson estrela como o dissidente Larry Flynt, que se torna o campeão da Primeira Emenda da Constituição Americana, quando enfrenta o reverendo Jerry Falwell até as últimas consequências na Suprema Corte. Através de sua vida, pública e privada, o filme conta a história da América nas linhas e entrelinhas: uma história de amor e perda, redenção e desespero, loucura e sanidade.

1997 - Mera coincidência (Direção: Barry Levinson)

Para assistir clique aqui

Às vésperas das eleições, o presidente americano é envolvido em um escândalo sexual. A conselheira do presidente recruta um especialista em situações de crise que decide fabricar uma guerra na Albânia para desviar a atenção do escândalo. O filme mostra como os assessores de imprensa do presidente dos Estados Unidos, envolvido em um escândalo sexual, conseguem ‘manipular’ a mídia a poucos dias das eleições presidenciais. A atenção da mídia é desviada para uma falsa guerra na Albânia, na qual o presidente americano ajudaria a terminar.

1997 - O Quarto Poder (Direção: Costa-Gavras)

Para assistir clique aqui

O filme debate a ética no jornalismo e o quanto a mídia e a imprensa podem influenciar a sociedade. Ao cobrir uma pauta aparentemente sem relevância, em um museu, um repórter acaba testemunhando o ex-segurança do local cobrar seu emprego armado. O fato acaba se desenrolando para um evento com tiros e reféns e o jornalista faz o atirador lhe conceder uma entrevista exclusiva prometendo, em troca, convencer a sociedade de que ele era, na verdade, uma vítima. O longa é estrelado por Dustin Hoffman e John Travolta. A expressão “quarto poder” refere-se ao poder dos meios de comunicação, que manejam a opinião pública a ponto de ditar regras de comportamento, influenciar as escolhas dos indivíduos e da própria sociedade.

1997 - O Rei da Baixaria (Direção: Betty Thomas)

Para assistir clique aqui

A trajetória de um radialista de sucesso, dos tempos de universidade aos primeiros empregos no ramo, até abandonar a censura de seus superiores e se tornar um grande sucesso assumindo uma postura louca e sem fronteiras. Baseado no best-seller autobiográfico de Howard Stern, que interpeta a si mesmo.

1998 - Celebridades (Direção: Woody Allen)


A carreira e vida pessoal do escritor Lee não andam bem. Ele decide se divorciar da esposa, Robin, e mergulha em um novo trabalho como jornalista de entretenimento. Suas coberturas o levam a festas suntuosas nos mais elegantes cantos de Manhattan, onde se envolve com diversas mulheres. Mas Lee começa a questionar a importância de seu trabalho. Enquanto isso, o famoso produtor de TV Tony se apaixona por Robin e a apresenta ao mundo das celebridades.

1999 - Matrix (Direção: Andy Wachowski e Lana Wachowski)


A saga de Neo (Keanu Reeves), um homem recrutado por um grupo de rebeldes contra a dominação das máquinas. Ao sair da "matrix", ele descobre que vivia, até então sem saber, numa realidade assustadora.

1999 - O homem bicentenário (Direção: Chris Columbus)

Para assistir clique aqui

Baseado na obra do autor de ficção científica Isaac Asimov, o drama orbita os conflitos de uma máquina com consciência. A ação começa quando o robô-ajudante Andrew (Robin Williams) passa a desenvolver emoções pela família que o comprou.

1999 - O Informante (Direção: Bonnie Timmermann)


Depois de tentar entrevistar o ex-executivo da indústria do tabaco Jeffrey Wigand, o experiente produtor de TV Lowell Bergman suspeita que existe uma razão por trás do silêncio de Wigand. Quando Bergman tenta convencer Wigand a contar os segredos que sabe sobre a indústria do tabaco, os dois precisam lidar com os tribunais e as corporações para expor a verdade. E Wigand tem de lutar para manter sua vida familiar em meio a ações judiciais e ameaças de morte.

2000 - Quase Famosos (Direção: Cameron Crowe)


Nos anos 70, um adolescente de 15 anos tem a chance realizar seu sonho acompanhando a turnê de uma banda de rock como jornalista. Sua mãe acha que o mundo do rock é dominado por drogas e sexo, mas as matérias do garoto atraem o patrocínio de uma revista importante que o convida a viajar com a banda. Ignorando os conselhos, ele faz amizade com membros da banda e seus fãs. Ao se envolver com o grupo ele vai perdendo a objetividade de seu trabalho, mas mergulha fundo no cenário rock dos anos 70.

2001 - A Senha: Swordfish (Direção: Dominic Sena)


Há um mundo oculto por baixo daquilo que chamamos de ciberespaço, que é protegido por firewalls, senhas e os mais avançados sistemas de segurança. Neste mundo estão escondidos os maiores segredos, as informações mais incriminadoras e, obviamente, muito dinheiro. Este é o mundo de Gabriel Shear (John Travolta), espião carismático e perigoso que deseja financiar ações antiterroristas, pois esta é sua forma de ser patriota e assegurar o american way of life. Mas para isso precisa entrar nesse mundo e conseguir pôr as mãos em fundos ilegais, que se originaram quando o DEA em 1986 fechou uma empresa de fachada. Lá haviam 400 milhões de dólares que "ficaram perdidos" e, em quinze anos, se transformaram em 9,5 bilhões de dólares. Para pôr a mão nesse dinheiro precisará de Stanley Jobson (Hugh Jackman), um super-hacker que tem conhecimento e talento para quebrar os sistemas de segurança mais fechados do mundo.

2001 – Fotógrafo de Guerra (Direção: Christian Frei)


John Nachtwey é um fotógrafo de guerra e esteve grande parte dos conflitos nas últimas duas décadas. A produção não se restringe apenas ao combate, mas aborda questões importantes, como a miséria e a violência. O documentário busca explorar as motivações, seus medos e seu cotidiano, destacando alguma de suas viagens e o momento em que fotografa.

2001 - Tinta Vermelha (Direção: Francisco J. Lombardi)


Após formar-se em jornalismo, Alfonso Fernández vai trabalhar na editoria de polícia do jornal sensacionalista El Clamor. Ele sonha em ser um escritor e acredita que o trabalho no jornal servirá para enriquecer seu currículo. Mas, nessa editoria, ele conhece um repórter veterano que transita em um universo de cadáveres e sangue. Aos poucos Alfonso é influenciado por Saul, e passa a ver sua vida com outros olhos.

2002 - O Chamado (Direção: Gore Verbinski)


A jornalista Rachel Keller decide investigar a morte de sua sobrinha e descobre que quatro adolescentes morreram misteriosamente sete dias depois de assistir a um vídeo com imagens assustadoras. Agora ela tenta solucionar o mistério e impedir que a profecia se realize, já que ela e seu filho também assistiram ao vídeo: o espectador morrerá brutalmente em sete dias.

2002 – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Direção: Jean-Pierre Jeunet)

Para assistir clique aqui

O filme é um primor visual: a fotografia é belíssima, muito bem trabalhada, rica em detalhes, bem colorida e um dos grandes destaques do filme.

2002 - O olho que tudo vê (Direção: Marc Evans)


Muito antes da popularização das redes sociais, este filme de terror já explorava os perigos do "Grande Irmão", com a ideia de colocar vários desconhecidos numa casa, sendo vigiados 24 horas por dia. O que eles não esperam é a tortura psicológica infligida a cada um deles, para testar seus limites e descobrir quem realmente merece vencer o prêmio. O projeto foi selecionado em diversos festivais dedicados ao cinema de terror.

2003 - A Vida de David Gale (Direção: Alan Parker)

Para assistir clique aqui

David Gale é professor universitário e ativista contra a pena de morte. No entanto, David é acusado de assassinato e condenado, injustamente, à pena de morte que tanto combatia. O caso chama a atenção da jornalista Elizabeth Bloom que decide investigar toda a história.

2003 – Henri Cartier-Bresson: O Olho do Século (Direção: Heinz Bütler)


Este excelente documentário sobre a vida e a obra do francês Henri Cartier-Bresson, um dos mestres do fotojornalismo, que difundiu o conceito do instante decisivo. Este documentário contém diversas entrevistas e análises do trabalho de Cartier-Bresson.

2003 - The Matrix Reloaded (Direção: Andy Wachowski, Lana Wachowski)


Após derrotar as máquinas em seu combate inicial, Neo (Keanu Reeves) ainda vive na Nabuconodosor ao lado de Morpheus (Laurence Fishburne), Trinity (Carrie-Anne Moss) e Link (Harold Perrineau Jr.), o novo tripulante da nave. As máquinas estão realizando uma grande ofensiva contra Zion, onde 250 mil máquinas estão escavando rumo à cidade e podem alcançá-la em poucos dias. A Nabucodonosor é convocada para retornar a Zion, para participar da reunião que definirá o contra-ataque humano às máquinas. Entretanto, um recado enviado pelo Oráculo (Gloria Foster) faz com que a nave parta novamente, levando Neo de volta à matrix. Lá ele descobre que precisa encontrar o Chaveiro (Randall Duk Kim), um ser que possui a chave para todos os caminhos da matrix e que é mantido como prisioneiro por Merovingian (Lambert Wilson) e sua esposa, Persephone (Monica Bellucci).

2003 - The Matrix Revolutions (Direção: Andy Wachowski, Lana Wachowski)


Após enfrentar os sentinelas no mundo real, Neo (Keanu Reeves) tem sua mente presa em um local que fica entre a Matrix e a realidade, do qual apenas poderá sair com a ajuda de Trainman (Bruce Spence). Após perceberem que as ondas cerebrais de Neo são idênticas as de uma pessoa conectada à Matrix, Trinity (Carrie-Anne Moss) e Morpheus (Laurence Fishburne) buscam a ajuda da Oráculo (Mary Alice) e Seraph (Sing Ngai). Trinity, Morpheus e Seraph vão em busca de Merovingian (Lambert Wilson), que possui controle sobre Trainman e pode libertar Neo. Após obterem sucesso no resgate, o trio se divide em duas missões: enquanto Morpheus e a tripulação de duas naves parte rumo a Zion, na tentativa de ajudar no combate contra as máquinas, Neo e Trinity se dirigem à cidadela das máquinas.

2003 - Meu nome é Rádio (Direção: Michael Tollin)


Anderson, Carolina do Sul, 1976, na escola secundária T. L. Hanna. Harold Jones (Ed Harris) é o treinador local de futebol americano, que fica tão envolvido em preparar o time que raramente passa algum tempo com sua filha, Mary Helen (Sarah Drew), ou sua esposa, Linda (Debra Winger). Jones conhece um jovem "lento", James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.), mas Jones nem ninguém sabia o nome dele, pois ele não falava e só perambulava em volta do campo de treinamento. Jones se preocupa com o jovem quando alguns dos jogadores da equipe fazem uma "brincadeira" de péssimo gosto, que deixou James apavorado. Tentando compensar o que tinham feito com o jovem, Jones o coloca sob sua proteção, além de lhe dar uma ocupação. Como ainda não sabia o nome dele e pelo fato dele gostar de rádios, passou a se chamá-lo de Rádio. Mas ninguém sabia que, pelo menos em parte, a razão da preocupação de Jones é que tentava não repetir uma omissão que cometera, quando era um garoto.

2003 - O custo da coragem (Direção: Joel Schumacher)


Veronica Guerin é uma repórter investigativa que publica uma matéria sobre os traficantes de drogas e chefes do crime mais poderosos de Dublin, cidade onde vive. A matéria traz grande repercussão e reconhecimento ao trabalho de Veronica, mas também faz com que ela e sua família passe a sofrer constantes ameaças.

2003 - O Preço de uma verdade (Direção: Billy Ray)

Para assistir clique aqui

A história real do jornalista Stephen Glass que ganha fama como escritor com cerca de 20 anos e passa a escrever para a revista The New Republic por três anos (1995-1998), onde 27 de suas 41 histórias publicadas foram parcialmente ou totalmente inventadas. Glass inventou fontes, críticas e até mesmo histórias inteiras, mas seu mundo acabou por vir abaixo.

2004 - Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Direção: Michel Gondry)

Para assistir clique aqui

Com traços de drama, romance e ficção científica, o filme retrata a relação de Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet). Quando o romance entre os dois fracassa, eles lançam mão de um procedimento tecnológico - apagar as memórias do cérebro de cada um - para escapar do sofrimento.

2004 - De repente 30 (Direção: Gary Winick)

Para assistir clique aqui

Jenna Rink é uma garota que está descontente com sua própria idade. A única amizade que possui é Matt, seu vizinho. Em seu 13º aniversário, ela faz um pedido: virar adulta. O pedido milagrosamente se torna realidade e, no dia seguinte, Jenna acorda com 30 anos de idade. Inicialmente assustada, ela vai ficando cada vez mais encantada por ter se tornado o que sempre sonhou ser. Porém, quando tenta reencontrar Matt, ela descobre que perdeu contato com ele há anos e ele está prestes a se casar.  

2004 - Fahrennheit - 9/11 (Direção: Michael Moore)


Documentário que explora a fundo os motuvos que o governo do então presidente americano Bush teve para lançar o país em uma guerra contra o Iraque e Afeganistão, além de examinar sua atuação durante os incidentes do 11 de setembro.

2004 - O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy (Direção: Adam McKay)

Para assistir clique aqui

O famoso apresentador Ron Burgundy acolhe a novata repórter Veronica Corningstone ao mundo do telejornalismo dos anos 90, dominado pelos homens. A jovem começa a ofuscar Ron e ele provoca sua ruína ao vivo. Mas uma matéria envolvendo o zoológico de San Diego é a chance para Ron se redimir.

2004 – Thomas Farkas, Brasileiro (Direção: Walter Lima Jr.)

Para assistir clique aqui

A trajetória do fotojornalista Thomas Farkas – fundador da Galeria Fotográfica Fotóptica, a primeira do Brasil, e integrante do Foto Cine Clube Bandeirante -, foi retratada no curta-metragem Thomas Farkas, Brasileiro (2004), de Walter Lima Jr. O Curta roteirizado e dirigido por Walter Lima Jr., traça um perfil de um dos mais importantes fotógrafos brasileiros e um dos expoentes na história do documentário brasileiro.

2005 - Boa Noite e Boa Sorte (Direção: George Clooney)

Para assistir clique aqui

A história se passa em 1950, quando o senador Joseph McCarthy se empenhou numa caça às bruxas buscando supostos comunistas no seio da nação. O filme mostra o âncora de TV Edward R. Morrow, o produtor Fred Friendly e sua equipe de repórteres desafiando o governo, para apresentar os dois lados da nebulosa questão. Em seu programa, Morrow revela o jogo sujo de McCarthy e torna-se alvo do senador, iniciando um debate pela liberdade de expressão e consequente queda de McCarthy.

2005 - Capote (Direção: Bennett Miller)

Para assistir clique aqui

Baseado na investigação real conduzida por Thruman Capote para escrever o livro “À sangue frio”. O filme conta como Capote reuniu informações do massacre de uma família em uma fazenda no interior dos Estados Unidos, para escrever um dos marcos da literatura jornalística. Vale como grande fonte de inspiração, mostrando as apuradas técnicas de entrevista e descrição aplicadas por Capote, que foi pioneiro do jornalismo literário.

2005 - Eu, você e todos nós (Direção: Miranda July)

Para assistir clique aqui

O drama vencedor do prêmio Camera D'Or em Cannes retrata diversas histórias interligadas sobre a solidão e a fragilidade dos laços contemporâneos. Uma dessas histórias envolve uma mulher adulta que acredita estar se comunicando com outro adulto pela Internet. Mas ela nem desconfia que seu correspondente é um garotinho pequeno, incapaz de compreender as referências sexuais enviadas por ela.

2005 - Guerra dos mundos (Realização: Steven Spielberg)


Ray Ferrier (Tom Cruise) é um homem divorciado que trabalha nas docas. Ele não se sente à vontade no papel de pai, mas precisa cuidar de seus filhos, Robbie (Justin Chatwin) e Rachel (Dakota Fanning), quando eles lhe fazem uma de suas raras visitas. Pouco após eles chegarem Ray presencia um evento que mudará para sempre sua vida: o surgimento de uma gigantesca máquina de guerra, que emerge do chão e incinera tudo o que encontra. Trata-se do primeiro golpe de um devastador ataque alienígena à Terra, que faz com que Ray pegue seus filhos e tente protegê-los, levando-os o mais longe possível das armas extra-terrestres.

2005 - O poder da mídia (Direção: Bryan Goeres)


O jornalista Hank Robinson deseja sair da sombra do pai, um famoso repórter. Um dia, testemunha mortes cometidas supostamente por um grupo terrorista, mas não pode filmar o acontecido. Um conhecido repórter, que foi assassinado no atentado, antes de morrer, entrega para Hank uma fita com a filmagem do ocorrido, que vai ao ar como se fosse uma matéria feita por ele. Porém, a fama obtida por Hank logo o coloca no meio de uma enorme trama, na qual ele pode perder a vida.  

2006 - Cidade do silêncio (Direção: Gregory Nava)

Para assistir clique aqui

Lauren, uma jornalista de Chicago, é enviada para cobrir os estupros seguidos de morte que vêm ocorrendo na fronteira entre os EUA e o México. Chegando lá, com a ajuda de um jornalista local, descobre que esses crimes são apenas a ponta do iceberg de uma trama muito mais complexa do que se poderia imaginar envolvendo políticos e grandes empresários locais. Uma história real.

2006 - Firewall - Segurança em risco (Direção: Richard Loncraine) 


Jack Stanfield (Harrison Ford) é um especialista em segurança de computadores que trabalha para o Landrock Pacific Bank, cuja sede fica em Seattle. Jack é um executivo de confiança de alto nível, tendo construído sua carreira com o desenvolvimento dos mais eficazes sistemas anti-fraude do setor. Seu bom desempenho no trabalho fez com que desfrutasse de um confortável padrão de vida, ao lado de sua esposa Beth (Virginia Madsen) e seus dois filhos pequenos. Porém há em seu sistema uma vulnerabilidade que Jack ainda não percebeu: ele mesmo. Bill Cox (Paul Bettany) tem estudando a vida de Jack há quase um ano, monitorando sua atividade na internet, ouvindo suas conversas telefônicas e acompanhando sua rotina diária, usando para tanto uma rede de câmeras digitais e microfones parabólicos.

2006 - O diabo veste Prada (Direção: David Frankel)

Para assistir clique aqui

Andy, uma moça recém-formada e com grandes sonhos, vai trabalhar na conceituada revista de moda Runway; sua função é ser assistente da diabólica Miranda Priestly. Andy, que não se sente bem no ambiente tenso de trabalho, questiona sua habilidade em continuar como assistente de Miranda.
 

2006 - Scoop – O grande furo (Direção: Woody Allen)

Para assistir clique aqui

Essa comédia conta a história de uma estudante de jornalismo americana que está visitando Londres. Ela vai a um show de mágica e, enquanto participa de um truque, o espírito de um repórter morto recentemente aparece lhe oferecendo um grande furo: a identidade de um assassino. É uma ótima oportunidade de ver como pode ser conflituosa a relação de uma “foca” – como são chamados os novatos na profissão – com um veterano em busca da reportagem de sua vida. Além de, é claro, ser fruto de mais uma parceria entre o cineasta e Scarlett Johansson, uma das atrizes mais talentosas de sua geração.

2006 - Uma verdade inconveniente (Direção: Davis Guggenheim)


É um documentário norte-americano sobre a campanha do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore para educar os cidadãos do mundo acerca do aquecimento global através de uma apresentação de slides que, segundo o próprio, que também é o roteirista do documentário, ele já realizou mais de mil vezes.

2007 - Annie Lebovitz: A vida atrás das lentes (Direção: Barbara Leibovitz)


O documentário conta a história da renomada fotógrafa Annie Leibovitz, narrado em muitas partes pela mesma, e contém muitas entrevistas de celebridades, escritores e diretores. Um filme imperdível para apreciadores do trabalho da fotógrafa.

2007 - Jogo de cena (Direção: Eduardo Coutinho)

Para assistir clique aqui

Atendendo a um anúncio de jornal, oitenta e três mulheres, interessadas em participar do documentário, contaram suas histórias de vida em um estúdio. Coutinho convida as personagens a compartilharem suas alegrias e tristezas, convidando para bem perto as experiências mais marcantes. Em junho de 2006, vinte e três delas foram selecionadas e filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano, atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas pelas personagens escolhidas. O longa mistura realidade e dramaturgia, onde os personagens reais falam da sua própria vida, depois estas personagens se tornam modelos a desafiar atrizes e por fim, as atrizes interpretam as personagens.

2007 - O preço da coragem (Direção: Michael Winterbottom)


Mariane Pearl, a esposa do jornalista Daniel Pearl, do jornal Wall Street, viaja para o Paquistão depois que seu marido foi sequestrado por terroristas. Nas semanas posteriores, ela deverá enfrentar a tensão internacional que vai ser criada em sua vida.

2007 - Zodíaco (Direção: David Fincher)


Durante os anos 60 e 70, o medo aumenta em São Francisco com os ataques de um assassino maníaco chamado Zodíaco. Investigadores e jornalistas tentam descobrir a identidade do assassino e levá-lo à justiça. Enquanto isso, Zodiac provoca as autoridades com mensagens crípticas, cifras e telefonemas ameaçadores. O filme é inspirado na verdadeira história do assassino que adotava esse pseudônimo e fazia jogos psicológicos com a equipe dos jornais San Franscisco Chronicle, Examiner, e Vallejo Times-Herald.

2008 - Depois da escola (Direção: Antonio Campos)

Para assistir clique aqui

Robert (Ezra Miller), um adolescente solitário e viciado em internet, filma duas garotas da mesma escola morrendo de overdose. Ele tem o costume de documentar acontecimentos com sua câmera e as novas imagens insensíveis se tornam o tema de um projeto audiovisual na escola.

2008 - Faces da verdade (Direção: Rod Lurie)

Para assistir clique aqui

Quando a repórter Rachel Armstrong escreve uma história que revela a identidade de um agente secreto da CIA, o governo demanda que Rachel revele sua fonte. Ela desafia um promotor e acaba indo para a cadeia. Enquanto isso, seu advogado Albert Burnside leva o caso para a Suprema Corte de Justiça dos Estados Unidos.

2008 - Frost/Nixon (Direção: Ron Howard)


Em 19 de maio de 1977, quase três anos depois de renunciar à presidência dos Estados Unidos, Richard Nixon concedeu uma raríssima entrevista ao britânico David Frost. A conversa, gravada em quatro dias diferentes, se tornaria a mais vista da história da televisão mundial. Organizada como se fosse um documentário, a produção mostra os assessores de Frost e Nixon relembrando detalhes da tensa gravação, ajudando quem assiste a acompanhar a tão esperada conversa sobre o escândalo de Watergate e a Guerra do Vietnã.

2008 - Nossa vida exposta (Direção: Ondi Timoner)


O documentário de Ondi Timoner parte de uma iniciativa artística para falar sobre a exposição de si mesmo na Internet. O artista Josh Harris investiu fundos privados na criação de uma "sociedade alternativa", com pessoas vivendo juntas e aceitando ser filmadas o tempo inteiro. Algo como um proto-Big Brother, mas sem a recompensa, nem o sentido do espetáculo ou as intrigas plantadas entre eles. Com cinco mil horas filmadas, Harris condensou um panorama de como a tecnologia transformou as nossa vidas.

2008 - Rebobine, por favor (Direção: Michel Gondry)

Para assistir clique aqui

Dois amigos criam versões caseiras de filmes populares para substituir o inventário destruído em uma videolocadora.

2008 - Salvados (apresentação: Jordi Évole)

Para assistir clique aqui

Salvados é uma série de entrevistas, organizada e dirigida por Jordi Évole, que vai fundo nas questões políticas, sociais e econômicas do mundo atual.

2008 - Três vezes amor (Direção: Adam Brooks)

Para assistir clique aqui

Ao relembrar das histórias de três ex-namoradas, o cotidiano de Will Hayes, que trabalha na assessoria de uma campanha política em Nova Iorque, vai sendo apresentado. Esta comédia romântica traz o dia a dia de um profissional pouco visto nos cinemas, o assessor de imprensa. Um filme leve que traz no elenco Ryan Reynolds, Isla Fisher e Elizabeth Banks.

2009 – Fluidos (Direção: Alexandre Carvalho)


Enquanto um casal torna-se escravo de seus próprios fetiches, uma mulher encontra o marido apenas pela internet e um garoto expõe sua vida num programa de televisão sensacionalista.

2009 - O solista (Direção: Joe Wright)


Um colunista do Los Angeles Times precisa dar um rumo à sua vida. Seu casamento não anda bem e ele não está feliz com seu trabalho. Um dia, andando pelas ruas de LA, ele encontra um mendigo talentoso tocando um violino de apenas duas cordas e se interessa por sua história.

2009 - Os homens que wncaravam cabras (Direção: Grant Heslov)


O repórter Bob Wilton tem a chance da sua vida quando conhece Lyn Cassady, que afirma ser de uma unidade de soldados paranormais que foram reativados para o serviço. Intrigado com as afirmações de Cassady de que podem atravessar paredes e matar cabras com olhares fixos, Wilton segue-o em uma perigosa missão secreta em todo o Iraque para encontrar o fundador da brigada, Bill Django.

2009 - Uma mãe em apuros (Direção: Katherine Dieckmann)

Para assistir clique aqui

Eliza Welsh (Uma Thurman) é uma escritora e blogueira que está muito atarefada. Ela precisa preparar a festa de aniversário de sua filha de 6 anos, cuidar do filho mais novo que está começando a andar, se enturmar com as demais mães no playground e ainda resolver uma briga com sua melhor amiga, Sheila (Minnie Driver), após publicar no blog uma de suas confissões. Para completar, ela decide se inscrever em um concurso onde precisa escrever uma matéria de 500 palavras sobre o que a maternidade representa para ela.

2010 - A Rede Social (Direção: David Fincher)


Em uma noite de outono, em 2003, graduado em Harvard e gênio em programação de computadores, Mark Zuckerberg se senta em seu computador e acaloradamente começa a trabalhar em uma nova ideia. No furor dos blogs e programação, o que começa em seu quarto logo se torna uma rede social global e uma revolução na comunicação. Em apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg é o mais jovem bilionário da história.

2010 - Catfish (Direção: Henry Joost, Ariel Schulman)

Para assistir clique aqui

Depois de causar uma verdadeira sensação no festival de Sundance, esta mistura de documentário e ficção chegou aos cinemas causando dúvidas nos espectadores: até que ponto a história é real? Os diretores Henry Joost e Ariel Schulman realmente filmaram todo o relacionamento online do irmão de um deles com uma mulher pela Internet? Como eles saberiam desde o início que esta história continha segredos escondidos? Basta dizer que a garota com quem o jovem apaixonado troca mais de 1500 mensagens não é nada do que ele esperava.

2010 - Chat: A Sala Negra (Direção: Hideo Nakata)


William, de 17 anos, criou um chat para jovens de sua idade. O intuito é simples: criar um ambiente em que todos podem falar sobre qualquer coisa, suas frustrações e traumas da juventude, sem restrições. O problema é que os planos de William ao saber daqueles segredos é sórdido, e pode ser fatal. E, caso os jovens não descubram suas intenções a tempo, será tarde demais.

2010 - Confiar (Direção: David Schwimmer)

Para assistir clique aqui

O diretor David Schwimmer (mais conhecido como o Ross de Friends) revela neste drama a maneira como o namoro pela Internet pode ser nocivo aos jovens - e as famílias, por extensão. A adolescente Annie (Liana Liberato) começa a se corresponder com um garoto num chat, mas quando eles finalmente se encontram, o par romântico não é nada do que ela imaginava. E as intenções também eram outras... Depois de uma noite traumatizante, as consequências são expostas na Internet e arriscam a vida de Annie.

2010 - Intrigas de Estado (Direção: Kevin Macdonald)


Uma pessoa é baleada num beco. A assistente de um congressista é assassinada em frente ao metrô. Estas duas mortes parecem estar desconectadas, sem uma ligação comum. Mas não para o impetuoso Cal McAffrey (Russell Crowe), repórter veterano que investiga uma rede de conspiração prestes a ser descoberta. Com um passado turbulento marcado pela sua relação de amizade com Stephen Collins (Ben Affleck), o congressista cuja assistente foi morta, Cal começa a entrelaçar pistas que o levam a um esquema corporativo repleto de profissionais oportunistas, informantes e assassinos. Della Frye (Rachel McAdams) é a novata redatora que apoia McAffrey e o acompanha durante toda a investigação. Mas quando o jornalista chega perto da verdade, ele deve decidir se vale a pena pôr sua vida em risco e vender sua alma para conseguir uma bombástica história.

2010 - Jogo de poder (Direção: Doug Liman)

Para assistir clique aqui

O diplomata Joseph Wilson (Sean Penn) escreveu um editorial para o jornal New York Times, no qual alega que a administração do presidente George W. Bush manipulou informações de relatórios sobre a existência de armas de destruição em massa no Iraque, de forma a justificar a invasão. Como retaliação Valerie Plame (Naomi Watts), esposa de Wilson e agente secreta da CIA, passa a ser ameaçada por agentes da Casa Branca de ter sua identidade revelada.

2010 - Morning Glory: Uma manhã gloriosa (Direção: Roger Michell)


O enredo gira em torno da jovem e dedicada produtora de televisão da manhã Becky Fuller (McAdams), que é contratada como produtora executiva no matinal DayBreak em um outrora proeminente, mas atualmente numa deficiente estação em Nova York. Ansiosa para manter o programa no ar, ela contrata um ex-jornalista e âncora de notícias (Ford), que desaprova a co-apresentadora em um show que não lida com notícias reais.

2010 - The Bang Bang Club - Repórteres de Guerra (Steven Silver)


Um grupo de repórteres tem a difícil tarefa de cobrir as primeiras eleições na África do Sul após o Apartheid. Além de riscos físicos, esses jovens passam a acompanhar os problemas sérios africanos, como fome, miséria e descaso. Este é para quem curte fotojornalismo. Quatro jovens fotojornalistas passam por inúmeras situações na cobertura dos últimos dias do Apartheid na África do Sul. A história é baseada no livro homônimo escrito por dois destes profissionais, Greg Marinovich e João Silva. Juntos, eles formaram o Bang Bang Club e Marinovich chegou a receber um Pulitzer em 1990 por este trabalho no continente africano. Outro fato bastante conhecido é relatado no longa: em 1993, o fotógrafo Kevin Cartner recebeu o mesmo prêmio pela polêmica fotografia na qual uma criança sudanesa, à beira da morte, aparece junto a um abutre. A imagem gerou grande controvérsia ao redor do mundo e Kevin acabou se suicidando em 1994. O filme mostra a atuação do fotojornalista, e como a linguagem fotográfica pode transformar uma pauta em uma história poderosa e impactante.

2011 - Cilada.com (Direção: José Alvarenga Jr.)


Bruno (Bruno Mazzeo) foi flagrado traindo sua namorada (Fernanda Paes Leme) durante uma festa de casamento e levou um pé na bunda. Por vingança, ela publicou na internet um vídeo seu transando com ele, que pagou o maior mico por causa de uma ejaculação precoce. As imagens viram um sucesso e Bruno uma celebridade, só que da pior forma possível. Agora, sua única saída é tentar provar para todo mundo que é bom de cama. Ele passa a recorrer a antigas namoradas, no intuito de registrar declarações delas em vídeo, ao mesmo tempo em que tenta encontrar novas parceiras. Paralelamente, Bruno tenta conseguir o perdão de Fernanda.

2011 - Diário de um jornalista bêbado (Direção: Bruce Robinson)


Paul é um jornalista que, cansado do ritmo de Nova York, se muda para Porto Rico. Chegando lá, se apaixona pela ilha paradisíaca. Após ser recrutado para escrever a favor de um empresário que tem um esquema corrupto na ilha, Paul tem que decidir entre compactuar com ele ou expor a verdade.

2011 - Millennium: Os homens que não amavam as mulheres (Direção: David Fincher)


Um jornalista investigativo e uma hacker de computador são contratados para desvendar o desaparecimento de uma jovem há 36 anos. À medida que avançam na investigação crescem os riscos, pois a família da jovem não quer ter seus segredos revelados. Um jornalista (Daniel Craig ) investigativo e uma hacker (Rooney Mara) são contratados para desvendar o desaparecimento de uma jovem há 36 anos. À medida que avançam na investigação crescem os riscos, pois a família da jovem não quer ter seus segredos revelados.

2011 - Page One: Inside the New York Times (Direção: Andrew Rossi)


O documentário mostra os bastidores do jornal americano The New York Times durante uma grave crise financeira, após a queda no número de anunciantes. Boa parte da produção é dedicada a mostrar o drama gerado pela necessidade de mudança da mídia de papel para o digital.

2012 - As Aventuras de Agamenon (Direção: Victor Lopes)


Um falso documentário, uma comédia sobre a vida do lendário jornalista Agamenon Mendes Pedreira (Hubert), personagem fictício que assina a coluna publicada na edição dominical do jornal O Globo. Agamenon é um jornalista que teria nascido no final do século 19 e estaria vivo até hoje, estando presente em diversos momentos importantes históricos do século 20, tendo sempre uma versão única dos acontecimentos. Participações especiais de Fernando Henrique Cardoso, Jô Soares, Paulo Coelho e Caetano Veloso, que dão depoimentos antológicos sobre o repórter.

2012 - Bullying Virtual (Direção: Charles Binamé)


Taylor Hillridge (Emily Osment) é uma adolescente comum, que ganha um computador de presente de aniversário e logo cria um perfil em uma rede social. Vítima de cyberbullying, ela passa a ser rejeitada pelos conhecidos no "mundo real" e tenta superar o drama trocando experiências com pessoas que sofreram o mesmo tipo de humilhação.

2012 - High tech, low life (Direção: Stephen Maing)


"Eu não era ninguém até descobrir a Internet". Esta frase vem de um jovem chinês, no documentário que pretende explorar uma contradição: como um país tão desenvolvido tecnologicamente ainda restringe o acesso à Internet e censura páginas de seus usuários? O diretor Stephen Maing pretende mostrar de que maneira as pessoas driblam esse controle para conseguirem se expressar e usar as redes virtuais.

2012 - Histórias cruzadas (Direção: Tate Taylor)

Para assistir clique aqui

Em uma cidade extremamente preconceituosa do sul dos Estados Unidos, a jovem jornalista Skeeter conquista a oportunidade de escrever o seu primeiro livro a partir do relato das experiências profissionais das empregadas negras daquele lugar. O livro gera grandes confusões e acertos, e aproxima a justiça à classe daquelas mulheres.

2012 – Lola (Direção: Lisa Azuelos)


Lola (Miley Cyrus) vive em um mundo cada vez mais conectado pelas redes sociais. Em meio aos romances e amizades de colégio, ela enfrenta dificuldades em manter uma relação saudável com sua própria mãe, Anne (Demi Moore).

2012 - The Fourth State (Direção: Dennis Gansel)

Para assistir clique aqui

Um jornalista se vê envolvido em uma trama terrorista em Moscou enquanto investigava o serviço secreto russo.

2012 - The Paperboy (Direção: Lee Daniels)

Para assistir clique aqui

O filme conta a história dos dois filhos de W.W. James, editor do jornal Moat County Tribune, Jack e Ward. Jack, o mais novo, é o paperboy do título, que deixou a faculdade para entregar jornais na região. Ward, o mais velho, repórter do jornal Miami Times, retorna a Moat para cobrir a prisão de um homem condenado à morte pelo suposto assassinato do xerife do condado. O crime fará Jack e Ward trabalharem juntos, mas cada um paga seu preço pela investigação.

2012 - The Newsroom (Direção: Aaron Sorkin)

Para assistir clique aqui

A série mostra uma emissora de TV a cabo fictícia e os episódios são baseados em notícias atuais. A equipe leva o trabalho a sério, mas obstáculos empresariais e comerciais, além de relacionamentos pessoais, atravessam seu caminho.

2013 - A grande beleza (Direção: Paolo Sorrentino)


O jornalista Jep Gambardella fez parte da suntuosa vida noturna de Roma por décadas, transformando-se, desde o sucesso de seu único romance, em uma figura dos círculos literários e sociais. Ao completar 65 anos, ele faz uma análise de sua vida.

2013 - O âncora 2: Tudo por um furo (Direção: Adam McKay)

Para assistir clique aqui

Após a década de 1970 trouxe prosperidade para a equipe de reportagem da Channel 4, o grupo se desfaz e atinge o fundo do poço, até que um canal de notícias 24 horas, está sendo montado e o grupo é recrutado para se juntar ao canal

2013 - Ela (Direção: Spike Jonze)


Um homem solitário compra um sistema operacional altamente complexo para lhe fazer companhia. A história começa a se complicar quando ele começa a desenvolver uma relação romântica com a interface.

2013 - Friend request (Direção: Bradford May)

Para assistir clique aqui

Atualmente, desfazer uma amizade indesejada no Facebook pode ser um ato corriqueiro, mas nesta trama de terror, a decisão de Laura (Alycia Debnam-Carrey) tem consequências nefastas. A amiga rejeitada se suicida e passa a atormentar Laura, mesmo depois de morta. O filme dirigido por Simon Verhoeven usa a Internet para resgatar a figura clássica das entidades sobrenaturais perturbando jovens garotas. Mal recebido pelos críticos e pelo público, ele sequer foi lançado nos cinemas brasileiros.

2013 - Jobs (Diretor: Joshua Michael Stern)

Para assistir clique aqui

O longa mostra a vida do icônico Steve Jobs, desde a sua desistência da faculdade até a sua ascensão a uma das figuras mais reverenciadas do mundo da tecnologia. O fundador da Apple não entendia apenas de computadores, smartphones e tablets: ele era, acima de tudo, um homem de negócios.

2013 - Longwave – Nas ondas da revolução (Direção: Lionel Baier)


Abril de 1974. Julie, jovem jornalista feminista, e Cauvin, grande repórter experiente, são enviados a Portugal para investigar a ajuda suíça aos países pobres. A convivência entre os dois jornalistas é tensa e a revolução dos Cravos é iminente.

2013 - Mil vezes boa noite (Direção: Erik Poppe)


Uma consagrada fotógrafa de guerra se vê obrigada a escolher entre a profissão que ela adora e sua família que não suporta mais vê-la arriscando a vida pelo trabalho. O drama do diretor norueguês Erik Poppe mostra o conflito da fotojornalista Rebecca (Juliette Binoche) para equilibrar a insegurança de sua família com a necessidade de trabalhar em ambientes de guerra, sua especialidade e paixão.

2013 - O Quinto Poder (Direção: Bill Condon)

Para assistir clique aqui

Ao fundar o polêmico site WikiLeaks, Julian Assange conta com o apoio do amigo Daniel Domscheit-Berg. O objetivo da página é fornecer uma plataforma para que denunciantes, anonimamente, exponham segredos do governo e crimes corporativos. Com o crescimento do site, a dupla logo passa a dar mais furos noticiosos do que a mídia convencional. O grau de influência de Assange aumenta, e a relação entre os dois amigos acaba bastante abalada. O termo “quinto poder” foi criado para descrever a internet como um veículo de informação tão influente quanto os jornais tradicionais. O filme conta a história de Julian Assange e o site WikiLeaks, uma organização sem fins lucrativos especializada em vazar documentos sigilosos do governo americano.

2013 - Os estagiários (Direção: Shawn Levy)


Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) são grandes amigos e trabalham juntos como vendedores de relógios. Eles são pegos de surpresa quando seu chefe (John Goodman) fecha a empresa, por acreditar que o negócio esteja ultrapassado. Com problemas financeiros, eles conseguem a inscrição em uma seleção de estágio no Google. Mesmo sem terem a garantia que serão contratados, eles partem para a sede da empresa e lá precisam lidar com a diferença de idade entre eles e os demais competidores.

2013 - Sujeito a termos e condições (Direção: Cullen Hoback) 


Quantas pessoas realmente leem os longos contratos de Facebook e outros sites antes de clicar em "Aceito" e baixar um aplicativo ou instalar o software desejado? O documentário de Cullen Hoback mostra de que modo grandes corporações "roubam" informações privadas de seus usuários na Internet para direcionar suas propagandas, seu perfil de compras e criar produtos feitos sob medida para as vontades e fragilidades de cada um.

2013 - Tim Lopes – História de Arcanjo (Direção: Guilherme Azevedo)

Para assistir clique aqui

O filme conta a trajetória e vida do jornalista Tim Lopes a partir do ponto de vista de seu filho Bruno. Dez anos após sua morte, o longa apresenta histórias pitorescas da vida do repórter. Contêm imagens de arquivos, feitos por Tim Lopes e outros, além de depoimentos de amigos, família e admiradores.

2013 – WTF (Direção: Raphaël Frydman)


Rémi Gaillard se tornou um astro do YouTube com suas pegadinhas. Mas agora sua namorada lhe pressiona para se tornar um homem de responsabilidades e com um emprego sério. Mas isso o leva a loucura e o faz voltar aos velhos tempos.

2014 - 118 dias (Direção: Jon Stewart)

Para assistir clique aqui

Baseado em uma história real, o jornalista Maziar Bahari volta ao seu país de origem, o Irã, para cobrir as eleições. Durante a realização deste trabalho, Maziar é preso injustamente por representantes daquele governo, sem previsão de soltura. Sua prisão, no entanto, promove comoção mundial.

2014 - A entrevista (Direção: Evan Goldberg / Seth Rogen)


Neste filme A Entrevista Dave Skylark (James Franco) e seu produtor Aaron Rapoport (Seth Rogen) conduzem o popular programa de TV sobre celebridades “Skylark Tonight”. Quando descobrem que o ditador norte-coreano Kim Jong-Un é fã do show, eles marcam uma entrevista com ele na tentativa de conseguirem sua aprovação como jornalistas sérios. Mas quando Dave e Aaron se preparam para viajar à Pyongyang, seus planos mudam no momento em que a CIA os recruta, mesmo sendo os homens mais desqualificados possíveis, para assassinar Kim Jong-Un.

2014 - Citizenfour (Direção: Laura Poitras)


Depois de receber emails com mensagens criptografadas sobre o programa de vigilância ilegal da NSA, a cineasta Laura Poitras e o repórter Glenn Greewald vão a Hong Kong conhecer o remetente: Edward Snowden.

2014 - Enquiring Minds (Direção: Ric Burns)


O jornalismo sensacionalista tem uma definição mais consistente nos países de língua inglesa, que não se restrigem a publicar fofocas de celebridades da TV, como no Brasil. Tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos, eles vão além e não raro invadem privacidade para mostrar políticos e poderosos em situações constrangedoras. Este documentário destrincha a história de um desses veículos, o americano The National Enquirer, por meio da trajetória de seu publisher, Gene Pope.

2014 - Garota exemplar (Direção: David Fincher)

Para assistir clique aqui

A adaptação do livro de Gillian Flynn fala de três dos temas mais comuns na sétima arte: vingança, traição e mentira. O filme de David Fincher mostra o comportamento sensacionalista da imprensa em torno de uma história mal resolvida, trazendo lições de planejamento de comunicação e mostrando como as aparências podem enganar a todos.

2014 - Homens, Mulheres e Filhos (Direção: Jason Reitman) 


Adultos, adolescentes e crianças amam, sofrem, se relacionam e compartilham tudo, sempre conectados. A internet é onipresente e, nesta grande rede em que o mundo se transformou, as ideias de sociedade e interação social ganham um novo significado. Algumas situações como um casal que não tem intimidade; uma garota que quer ser uma anoréxica melhor; um adolescente que vive em num mundo de pornografia virtual, fazem o expectador repensar a relações humanas.

2014 - La dictadura perfeita (Direção: Luiz Estrada)


Um incentivo bilionário motiva um conglomerado de TV a criar notícias falsas para melhorar a imagem de um político corrupto.

2014 - Meia hora e as manchetes que viram manchete (Direção: Angelo Defanti)


As capas bem-humoradas do jornal Meia Hora sempre chamam a atenção. O documentário mostra como funciona essa construção de notícias a partir do olhar dos editores da publicação. O documentário conta a história de sucesso do jornal Meia Hora, tabloide do Rio de Janeiro com apelo a linguagem populesca. A publicação chama a atenção por sua abordagem criativa em manchetes e em construção de notícias com termos como “levou ferro”, “passa o rodo” e “bonde sinistrão”.

2014 - O abutre (Direção: Dan Gilroy)


Para conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A estratégia é registrar as notícias mais chocantes possíveis, relacionadas a crimes e acidentes, e vendê-las para os veículos interessados. O filme conta a história de um jovem que, em dificuldades para conseguir um emprego formal, decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. Traz uma ótima discussão sobre os limites éticos na busca por audiência, a concorrência entre freelancers e questiona ainda o noticiário que apenas explora as tragédias humanas. Ajudado por Nina, uma veterana do sensacionalismo sanguinário, ultrapassa a linha entre o observador e o crime para se tornar a estrela de sua própria história.

2014 - O jogo da imitação (Direção: Morten Tyldum) 


O filme mostra a história do matemático Alan Turing - mais tarde conhecido como o pai da informática - e sua tentativa incansável de quebrar um código de comunicação nazista durante a 2ª Guerra Mundial.

2014 - O mensageiro (Direção: Michael Cuesta)


Gary é um jornalista que acidentalmente descobre documentos confidenciais envolvendo o governo dos Estados Unidos e a guerra contra as drogas. Conforme investiga o caso, percebe que os próprios políticos estão profundamente envolvidos e, com isso, passa a ser pressionado a abandonar a história.

2014 - O mercado de notícias (Direção: Jorge Furtado)

Para assistir clique aqui

Jornalistas discutem o papel da mídia e sua influência na democracia. O roteiro do documentário tem como linha condutora a peça homônima do dramaturgo inglês Ben Jonson, encenada pela primeira vez em 1626, em Londres.

2015 - A história verdadeira (Direção: Rupert Goold)


Michael Finkel, jornalista do New York Times, perde o emprego quando é revelado que ele não foi totalmente honesto em uma reportagem. Sua vida piora quando ele descobre que foi vítima de roubo de identidade: um homem chamado Christian Longo assume o nome de Finkel e é acusado de assassinar sua própria família. O repórter resolve que precisa se encontrar com Longo para ouvir sua história.

2015 - A Viagem de Yoani (Direção: Raphael Bottino, Peppe Siffredi)

Para assistir clique aqui

A blogueira cubana Yoani Sánchez construiu seu primeiro computador e criou um blog mesmo sem ter acesso à internet em casa. Hoje, sua página recebe milhões de visitantes por mês. Depois de anos tentando obter permissão para viajar, a principal opositora dos irmãos Castro dentro da ilha veio ao Brasil, onde encontrou muita polêmica, a fim de discutir a liberdade de expressão no mundo atual.

2015 - Batkid Begins (Direção: Dana Nachman)


Em 2013, a cidade de São Francisco foi transformada em Gotham City. Tudo para realizar o desejo do menino Miles Scott, diagnosticado com leucemia, que sonha em ser o Batman. A fundação Make-A-Wish dá uma força nesse pedido do garoto. Vestido como Batman, Miles derrota vilões como Coringa e Charada, liberta vítimas e salva o dia. Toda essa aventura é testemunhada por 25 mil habitantes de São Francisco e acompanhada por quase 2 bilhões de pessoas pelas redes sociais.

2015 - Chatô – O Rei do Brasil (Direção: Guilherme Fontes)


O magnata das comunicações Assis Chateaubriand é a estrela principal de um programa de TV chamado “O Julgamento do Século”, realizado bem no dia de sua morte. É nele que Chatô relembra fatos marcantes de sua vida, como os casamentos com Maria Eudóxia e Lola, a paixão não correspondida por Vivi Sampaio, como manipulava as notícias nos veículos de comunicação que comandava e a estreita e conturbada ligação com Getúlio Vargas, que teve início ainda antes dele se tornar presidente. Inspirado no best seller homônimo de Fernando Morais, conta a história da vida e obra de Assis Chateaubriand. Em seu delírio, Chatô se vê dentro de um show de TV ao vivo, transmitido para todo o país, mostrando a aventura que foi a construção e o declínio de seu império de rádios, jornais e TVs. Uma disputa de amor e poder em trama épica sobre o magnata das comunicações no Brasil.

2015 - Conspiração e Poder (Direção: James Vanderbilt)


Durante a reeleição de George W. Bush, a jornalista Mary Mapes (Cate Blanchet) suspeita que ele mentiu sobre sua participação na Guerra do Vietnã. A denúncia, que vai ao ar pela TV CBS, desencadeia um jogo de intrigas e pressões políticas que abala a credibilidade da emissora e muda a carreira dos envolvidos para sempre.

2015 - Deep Web (Direção: Alex Winter)


William Ross Ulbricht é um empresário de 30 anos que foi preso. Sob o pseudônimo de "Dread Pirate Roberts", ele fomentou o mercado negro online de drogas. A família Ulbricht fala sobre o jovem que, com um pensamento empreendedor e de liderança, conseguiu atingir este mercado digitalmente.

2015 - Hacker (Direção: Michael Mann)


Nicholas Hathaway (Chris Hemsworth) é um ex-prisioneiro que é também um gênio da informática. Liberado pela polícia para auxiliar em uma investigação, ele participa de uma emboscada a uma rede de criminosos, que o faz viajar a Chicago, Los Angeles, Hong Kong e Jacarta.

2015 - Je suis charlie (Direção: Daniel e Emmanuel Leconte)


"Je suis Charlie" é um slogan e logotipo criado pelo diretor de arte francês Joachim Roncin e adotado pelos defensores da liberdade de expressão e liberdade de imprensa após o tiroteio de 7 de janeiro de 2015.

2015 - Jem e as Hologramas (Direção: Jon M. Chu)


A adolescente Jerrica Benton (Aubrey Peeples), conhecida como Jem, torna-se uma celebridade instantânea na internet e forma com as irmãs a banda Jem e as Hologramas. Quando não estão se dedicando à música, elas buscam mais informações sobre a misteriosa última mensagem deixada pelo pai.

2015 - Linha de Fuga 2.0 (Direção: Alexandre Stockler)


Refletindo os tempos atuais de múltiplas plataformas de comunicação através da internet, temos a solidão e o isolamento proporcionado em bate-papos. Nesse contexto, duas pessoas que não se conhecem começam um diálogo pela internet, conversando sobre fantasias sexuais e os conflitos do anonimato urbano.

2015 - Mamon (Direção: Ondrej Provaznik)


Jornalista trabalha em um artigo sobre uma importante empresa de energia. Durante a pesquisa, ele descobre que o próprio irmão pode estar envolvido em um escândalo de corrupção.

2015 - O final da turnê (Direção: James Ponsoldt)


O filme mostra a entrevista de cinco dias do jornalista David Lipsky com o aclamado escritor David Foster Wallace, que aconteceu em 1996, durante a turnê de lançamento do novo livro de Wallace, "Infinite Jest".

2015 - O quarto de Jack (Direção: Lenny Abrahamson)


Jack tem cinco anos de idade e não conhece nada do mundo, além do quarto onde nasceu e foi mantido em cativeiro ao lado de sua mãe. Excelente filme pra debater a Alegoria da Caverna de Platão.

2015 – O sal da terra (Direção: Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado)


O filme conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto "Gênesis", expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.

2015 – Quem matou Eloá? (Direção: Lívia Perez)


Em 2009, Lindemberg Alves, de 22 anos, invadiu o apartamento da ex-namorada, Eloá Pimentel, de 15 anos, armado, mantendo-a refém por cinco dias. O crime foi amplamente transmitido pelos canais de TV. O filme traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o sétimo num ranking de países que mais matam mulheres..

2015 - Radiopetti (Direção: Hari Viswanath)


Um indiano idoso e com problemas de audição se conecta ao mundo do passado por seu adora rádio valvulado que está com ele desde a infância. Arunachalam, o patriarca da família, solitário e negligenciado pelo filho egoísta, guarda com muito carinho um rádio antigo herdado do pai. Saravanan, o filho, se irrita com a música alta e quebra o aparelho, mesmo sabendo que Arunachalam sofre de deficiência auditiva. O velho entra numa crise depressiva e não consegue aliviar a angústia nem na companhia de Ashwin, o filho da vizinha. Os moradores percebem o abatimento de Arunachalam e um deles chega a presenteá-lo com um radinho de pilha, ainda assim, ele não consegue se livrar do saudosismo, da mania de acumulação e os destroços que o antigo rádio quebrado trazem seu pai à memória. A vida de Arunachalam passa por uma reviravolta, quando um estranho acontecimento deixa-o repentinamente feliz, causando por conseguinte o estranhamento dos locais.

2015 - Salvados (Direção: Jordi Évole, Ramón Laraé)

Para assistir clique aqui

É um programa televisivo espanhol de notícias, produzido e apresentado por Jordi Évole. Trata-se de uma série de programas temáticos especiais, em que o humor é uma de suas principais características para se concentrar cada vez mais em informações e reportagens. O estilo particular com o qual o programa lida com os temas fez dele um dos espaços de referência e conquistou o reconhecimento.

2015 - Sorria, você está sendo filmado (Direção: Daniel Filho)


Mathias (Bruce Gomlevsky) é um solitário roteirista de piadas, que trabalha para a Rede Globo. Um dia, ele posiciona a webcam do seu computador e, diante dela, se mata com um tiro na cabeça. Não demora muito para que o porteiro Geneton (Lázaro Ramos), a faxineira Neide (Roberta Rodrigues), o síndico Valdir (Otávio Augusto) e sua esposa Vera (Susana Vieira) cheguem ao apartamento, onde encontram o morto. Eles chamam a polícia e, enquanto esperam, conversam sobre o ocorrido e suas próprias vidas. Tudo sob o olhar atento da webcam, que continua em pleno funcionamento.

2015 - Spotlight – Segredos revelados (Direção: Tom McCarthy) 


Um grupo de jornalistas investiga o abuso de crianças por padres católicos, acobertados pela Igreja. Eles conseguem reunir documentos que podem provar os crimes cometidos e o envolvimento de líderes religiosos que tentaram ocultar os casos. O vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2016 chegou de mansinho e arrebentou as expectativas na categoria principal da premiação. E não é por menos. Apesar de mais se assemelhar a um telefilme por conta da linguagem bastante empobrecida que o diretor Tom McCarthy constrói ao longo do filme. Ainda que o visual decepcione, o texto de Spotlight é um dos melhores que pudemos conferir em um filme de jornalismo. O filme traz uma verdadeira aula sobre a construção de uma matéria de jornalismo investigativo incluindo sua mais profunda característica: a reação do escândalo.

2015 - Steve Jobs: O homem e a máquina (Direção: Alex Gibney)


Documentário revela um lado pouco conhecido do gênio da informática Steve Jobs, cofundador da Apple. A produção questiona quem é o Steve por trás do sucesso e sua forma de lidar com as pessoas e os negócios.

2015 - Tales by Light (Criador: Abraham Joffe)

Para assistir clique aqui

Tales by Light é uma série de televisão de documentário australiana exibida na National Geographic. O programa tem conteúdo de marca e uma joint venture entre a National Geographic e a Canon, que segue vários fotógrafos profissionais que viajam ao redor do mundo para capturar imagens que contam uma história.

2015 - The social life (Direção: Jake Szymanski) 

Uma jovem não tem sorte no amor e não tem muitas perspectivas nesse campo sentimental. Tudo se torna ainda pior com a frustração quando ela visita as redes sociais de amigos e vê que todos estão namorando. Decidida a encontrar um pretendente, a mulher tenta convencer uma amiga a despachar o namorado e assim poder ficar com ele.

2016 - Death by design (Direção: Sue Williams)

Para assistir clique aqui

O documentário explora as consequências ambientais, de saúde e sociais do vício da sociedade contemporânea nos dispositivos eletrônicos. O filme apresenta as histórias de jovens chineses, que trabalhavam em condições de grande risco, paralelamente as famílias americanas, que vivem com as consequências trágicas da indústria de eletrônicos.

2016 - Eis os delírios do mundo conectado (Direção: Werner Herzog)

Para assistir clique aqui

Uma análise detalhada e minuciosa sobre os impactos exercidos pela internet na sociedade contemporânea - que passa grande parte do seu tempo conectada no mundo virtual por causa das necessidades e demandas da vida moderna - bem como uma exploração aprofundada, filosófica e provocativa sobre os limites e as fronteiras da internet.

2016 - Invasão de privacidade (Direção: John Moore)


Mike Ryan (Pierce Brosnan) é um homem de negócios bem-sucedido que desenvolve uma inimizade com o jovem consultor de informática Ed (James Frecheville) após o funcionário agir de maneira inapropriada em sua mansão. Irado, o rapaz decide usar a tecnologia para se vingar ameaçando os negócios, a família e própria a vida do chefe.

2016 – Jogo do dinheiro (Direção: Jodie Foster)


Lee Gates (George Clooney) é o apresentador do programa de TV "Money Monster", onde dá dicas sobre o mercado financeiro mesclando com performances típicas de um popstar. Um dia, um desconhecido (Jack O'Connell) invade o programa exatamente quando ele está sendo gravado e, com um revólver, obriga Lee a vestir um colete repleto de explosivos. Patty Fenn (Julia Roberts), a produtora do programa, imediatamente ordena que o mesmo saia do ar, mas o invasor exige que ele permaneça ao vivo, caso contrário matará Lee. Assim acontece e, a partir de então, tem início uma investigação incessante para descobrir quem é o sequestrador e algum meio de salvar todos os que permanecem no estúdio. Paralelamente, a audiência do programa sobe sem parar e todos passam a acompanhar o que acontecerá com o apresentador.

2016 - O Jornal (Direção: Dalibor Matanić)

Uma série de TV croata zelosa em transpor para a tela os efeitos da influência da força política e econômica sobre a imprensa. O seriado narra a aquisição do jornal por um magnata da construção civil íntimo do círculo corrupto do prefeito para fazer do veículo porta-voz dos próprios interesses. A narrativa estrutura dois polos antagônicos ocupados por políticos e empresários endinheirados, de um lado, e pela redação, do outro – reprodução do confronto entre patronato e trabalhadores – e tem no centro do confronto os limites da ingerência sobre a linha editorial da publicação. A dinâmica da história mostra como o poder desequilibra a disputa, coloniza o jornalismo e desafia a integridade tanto da instituição quanto dos profissionais.

2016 - Secret city (Criação: Matt Cameron, Belinda Chayko, Elise McCredie)

Para assistir clique aqui

Um protesto estudantil leva a um escândalo político com efeitos devastadores na vida pessoal e profissional de uma implacável jornalista australiana.

2016 - Snowden - Herói ou Traidor (Direção: Oliver Stone)


Ex-funcionário terceirizado da Agência de Segurança dos Estados Unidos, Edward Snowden (Joseph Gordon-Levitt) torna-se inimigo número um da nação ao divulgar a jornalistas uma série de documentos sigilosos que comprovam atos de espionagem praticados pelo governo norte-americano contra cidadãos comuns e lideranças internacionais.

2016 - Special correspondents (Direção: Ricky Gervais)

Para assistir clique aqui

Para alavancar os índices de audiência de seu programa de rádio, um radiojornalista e seu técnico têm uma grande ideia: os dois decidem fingir os próprios sequestros durante uma rebelião em um país da América do Sul. Para executar o plano, eles se escondem em Nova Iorque. O problema é que as coisas vão longe demais.

2016 - Steve Jobs (Direção: Danny Boyle)


Três momentos importantes da vida do inventor, empresário e magnata Steve Jobs: os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984; da empresa NeXT, doze anos depois e do iPod, no ano de 2001.

2016 - The B-Side: Elsa Dorfman's Portrait Photography


The B-Side: Portrait Photography de Elsa Dorfman é um documentário americano de 2016, dirigido por Errol Morris. O filme explora a vida e a carreira de Elsa Dorfman, fotógrafa conhecida por suas fotos com uma câmera polaroid gigante.

2016 - The Panama Papers


Dois jornalistas estão no centro deste documentário: Frederik Obermaier e Bastian Obermayer, responsáveis por liderar o grupo de repórteres do mundo todo na investigação dos dados sobre as contas secretas em paraísos fiscais. Eles tinham em mãos mais de 11 milhões de documentos da firma panamenha de advocacia Mossack Fonseca, com identidades e valores envolvidos.

2016 - Uma repórter em apuros (Direção: Glenn Ficarra, John Requa)


Após trabalhar no Afeganistão e no Paquistão, uma jornalista (Tina Fey) conta as suas memórias da guerra. Baseado no livro The Taliban Shuffle: Strange Days in Afghanistan and Pakistan, em que Kim Baker comenta suas experiências em campo.

2017 - Abstract: The Art of Design (Criação: Scott Dadich)


Descubra como pensam designers inovadores e saiba como influenciam todos os aspectos da nossa vida.

2017 - Aos teus olhos (Direção: Carolina Jabor)


A rotina do professor de natação Rubens (Daniel de Oliveira) se transforma no dia em que um aluno o acusa de tê-lo beijado. Antes mesmo que uma investigação policial ocorra, os pais da criança começam uma campanha de linchamento na Internet, exigindo a demissão do professor e incitando os outros pais a fazerem o mesmo. A diretora Carolina Jabor expõe a pressa nos julgamentos e a "presunção de culpa".

2017 - Christine (Direção: Antonio Campos)


No ano de 1974, Christine Chubbuck (Rebecca Hall), ambiciosa e talentosa repórter de uma emissora local de televisão, entra em crise por frustrações profissionais e amorosas e toma uma decisão que os telespectadores em Sarasota, Flórida, jamais esquecerão. Baseado em fatos reais.

2017 - Cuba e o Cameraman (Direção: Jon Alpert)

Para assistir clique aqui

Documentário que acompanha o líder revolucionário de Cuba, Fidel Castro, e também três famílias afetadas pela sua política através do olhar atento do fotógrafo Jon Alpert, que com uma uma câmera portátil realizou um retrato detalhado do país comunista em trés décadas.

2017 - Eles só usam black tie (Direção: Sibs Shongwe-La Mer)


Um ano após o sombrio suicídio de uma menina misteriosamente transmitido ao vivo na internet, um grupo de jovens ricos vive, em Joanesburgo, em busca de respostas, drogas, distração e salvação. A tragédia os obriga a reavaliar suas próprias vidas e debater assuntos como raça, política e sexualidade.

2017 - Eu fico loko (Direção: Bruno Garotti)


Christian (Filipe Bragança) é um adolescente pouco popular na escola, que também não tem vida fácil em casa. Enquanto sofre bullying dos colegas e busca a sua própria identidade, ele se preocupa com o primeiro beijo, a primeira noite com uma garota... Christian também é um cinéfilo que grava paródias de filmes para colocar na Internet. Aos poucos, ele decide usar as redes sociais para contar as suas histórias de vida.

2017 - Happy End (Direção: Michael Haneke)


Mais um caso de múltiplas histórias destinadas a criticar o individualismo e a falta de autoridade dos adultos sobre as crianças. Nesta história dirigida por Michael Haneke, uma garotinha negligenciada pelos pais desenvolve fortes tendências sádicas e passa a manifestar seu prazer perverso com um celular na mão. Enquanto o avô cadeirante se afoga no mar, ela não ajuda - mas pega o celular e grava tudo num vídeo, para postar nas redes sociais depois.

2017 - Great News (Criação: Tracey Wigfield)


Quando a produtora de televisão em ascendência Katie (Briga Heelan) descobre que sua mãe autoritária foi aceita como estagiária no canal onde trabalha, pensou que estivesse tendo um pesadelo. A jovem vai descobrir, com o tempo, que talvez ter sua maior apoiadora na equipe pode trazer o reconhecimento que ela sempre soube que merecia.

2017 - Joan Didion: The center will not hold (Direção: Griffin Dunne)

Para assistir clique aqui

A jornalista americana, uma das poucas mulheres a se encaixar no rótulo do Novo Jornalismo, reflete sobre sua carreira enquanto analisa as inúmeras batalhas pessoais que teve que enfrentar. A mais cruel foi enfrentar a morte do marido, retratada no livro “O Ano do Pensamento Mágico”. Em tom intimista — o documentário foi dirigido por seu sobrinho, Griffin Dunne —, a cronista encara a câmera para falar de suas reportagens clássicas sobre São Francisco nos anos 1960 até a virada para uma escrita mais pessoal.

2017 - Mark Felt: O homem que derrubou a Casa Branca (Direção: Peter Landesman)


O filme narra a trajetória de Mark Felt, vice-presidente do FBI que, em segredo e usando o nome fictício de `Deep Throat´ (Garganta Profunda), foi informante dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, do jornal Washington Post. As informações divulgadas contribuíram para o desfecho do famoso escândalo de Watergate, responsável pela renúncia do então presidente americano Richard Nixon.

2017 - O Círculo (Direção: James Ponsoldt)


The Circle é uma das empresas mais poderosas do planeta. Atuando no ramo da Internet, é responsável por conectar os e-mails dos usuários com suas atividades diárias, suas compras e outros detalhes de suas vidas privadas. Ao ser contratada, Mae Holland (Emma Watson) fica muito empolgada com possibilidade de estar perto das pessoas mais poderosas do mundo, mas logo ela percebe que seu papel lá dentro é muito diferente do que imaginava.

2017 - O motorista de táxi (Direção: Hun Jang)


Em 1980, durante a ditadura militar na Coreia do Sul, um humilde motorista de táxi de Seul é contratado disfarçadamente pelo jornalista alemão Jürgen Hinzpeter para levá-lo até a cidade de Gwangju, no interior do país. Chegando lá, eles encontram o local sitiado pelo exército do governo e conhecem um grupo de estudantes determinado a lutar pela democratização do país e pelo fim da opressão. A tensão logo aumenta e o confronto é iminente, mas Hinzpeter não se intimida e torna-se o único jornalista a cobrir o evento, posteriormente divulgando a trágica situação para conhecimento do mundo. Baseado em uma história real.

2017 - Sangue, Câmera, Ação (Direção: Jeff Daniels)

Para assistir clique aqui

Tal como em “O Abutre”, esta série acompanha três caçadores de notícia pelas madrugadas de Los Angeles. A premissa é a mesma do filme: monitoramento dos rádios da polícia, disputa pelo furo, métodos questionáveis e invasão de cenas de crimes. Estão disponíveis oito episódios.

2017 - Um perfil para dois (Direção: Stéphane Robelin)


Pierre (Pierre Richard) é um viúvo aposentado que não sai de casa há mais de dois anos, e agora tem a chance de voltar a viver novamente com a ajuda da internet. Isso porque através de Alex, um homem contratado por sua filha para ensiná-lo a usar o computador, acaba criando um perfil em um site de namoro. Lá, conhece a linda jovem Flora (Fanny Valette), e decide marcar um encontro. Mas ele só tem uma problema: a foto que usou no perfil é de Alex, e não dele.

2017 - Voyeur (Direção: Myles Kane, Josh Koury)

Para assistir clique aqui

É um documentário americano de Myles Kane e Josh Koury, estrelado por Gay Talese e Gerald Foos. Ele estreou globalmente como um documentário da Netflix Original em dezembro de 2017.

2017 – Yonlu (Direção: Hique Montanari)


Vinícius Gageiro (Thalles Cabral), mais conhecido como Yonlu, é um jovem poeta, músico e desenhista, fluente em quatro idiomas. Apesar de talentoso, ele decidiu dar fim à sua vida depois de ingressar em uma comunidade virtual de assistência para potenciais suicidas.

2017 - #Screamers (Direção: Dean Matthew Ronalds)


Tom (Tom Malloy) e Chris (Chris Bannow), dois gurus da Internet, recebem um vídeo de uma menina num túmulo. Ao perceberem que a jovem é muito parecida com alguém que está desaparecida há alguns anos, eles decidem investigar o caso. Mas, o que eles não esperavam é que eles seriam confrontados pelo caos.

2018 - A última testemunha (Direção: Pior Szkopiak)


Após a Segunda Guerra Mundial, o jornalista Stephen Underwood (Alex Pettyfer) descobre o terrível assassinato de 22.000 poloneses sob as instruções de Stalin, embora durante muitos anos a culpa pelo assassinato foi atribuída aos nazistas. Na época, as informações sobre o Massacre de Katyn, como veio a ser conhecido, foram encobertas por ambos os governos britânico e norte-americano em vista da delicada relação com a Rússia durante e depois da guerra.

2018 - A vida pela notícia (Direção: Hernán Zin) 

Para assistir clique aqui

Buscando respostas após o acidente que mudou sua vida no Afeganistão, em 2012, o cineasta Hernán Zin entrevista repórteres de guerra sobre os danos pessoais da profissão.

2018 - O Homem do Jornal: A Vida de Ben Bradlee (Realização: John Maggio) 

Para assisitir clique aqui

Bradlee foi um dos jornalistas mais importantes do século 20. O documentário revela detalhes de sua vida pessoal, aborda a amizade com o presidente Kennedy e não esconde o escândalo da publicação de um falsa reportagem sobre uma criança viciada em heroína.

2018 - O processo (Direção: Maria Augusta Ramos) 

Para assistir clique aqui

Um olhar pelos bastidores do julgamento que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 31 de agosto de 2016. O filme testemunha a profunda crise política e o colapso das instituições democráticas no país.

2018 - Amizade desfeita 2 (Direção: Stephen Susco)


Um jovem encontra arquivos escondidos em seu computador que o levam a "dark web" - parte sombria da internet. Ele e os amigos entram nesse mundo, mas o que não esperavam era que haveria alguém monitorando todos os movimentos afim de proteger esse universo terrível.

2018 - Assassination nation (Direção: Sam Levinson)


Quatro adolescentes do pequeno subúrbio da cidade de Salem, em Massachusetts, se tornam o foco de atenção da mídia em todo o mundo depois que suas informações pessoais são divulgadas por um hacker anônimo.

2018 - Dark Net — Rede sombria (criação: Mati Kochavi)

Para assistir clique aqui

Esta é uma série documental que explora a deep web, a internet onde o anonimato impera e as atividades nem sempre são legais. Entre os temas retratadas no documentário estão pornografia (revenge porn, relacionamentos virtuais e vícios), biohacking (implantação de dispositivos no corpo), pedofilia, a moderação do conteúdo na internet, trollagem, novas tecnologias e questões sociais (ativismo, transexualidade).

2018 - Explicando (Criação: Ezra Klein, Joe Posner)

Para assistir clique aqui

A série documental se distingue no horizonte pelo formato enxuto – são episódios com menos de 20 minutos – e pela pluralidade temática. A cada semana “Explicando” examina e discorre sobre um tema diferente. A questão racial pelo viés salarial, monogamia, críquete, eSports , K-Pop, mercado de ações, falência das dietas, vida extraterrestre, criptomoedas e maconha são alguns dos temas dessa série inusitada, leve, instrutiva e dona de um imenso potencial de entretenimento.

2018 - Ferrugem (Direção: Aly Muritiba)

Para assistir clique aqui

Enquanto Aos Teus Olhos (2017) mostra a questão da Internet nas mãos dos adultos, esta outra história se concentra no poder destruidor do bullying entre adolescentes. Tati (Tiffanny Dopke) tem um vídeo - íntimo, aparentemente - vazado na Internet. Ela parte para acertar as contas com uma arma na mão.

2018 - Império de memes (Direção: Bert Marcus)

Para assistir clique aqui

Seguindo os passos da socialite Paris Hilton, uma geração de estrelas da mídia surgiu e se esforça para criar impérios além do mundo virtual. Josh Ostrovsky, Brittany Furlan, Kirill Bichutsky, a própria Paris e outros influenciadores mostram suas vidas por trás das câmeras e de seus milhões de seguidores.

2018 - Millennium: A garota na teia de aranha (Direção: Fede Alvarez)


Estocolmo, Suécia. Graças às matérias escritas por Mikael Blomkvist (Sverrir Gudnason) para a revista Millennium, Lisbeth Salander (Claire Foy) ficou conhecida como uma espécie de anti-heroína, que ataca homens que agridem mulheres. Apesar da fama repentina, ela se mantém distante da mídia em geral e levando uma vida às escondidas. Um dia, Lisbeth é contratada por Balder (Stephen Merchant) para recuperar um programa de computador chamado Firefall, que dá ao usuário acesso a um imenso arsenal bélico. Balder criou o programa para o governo dos Estados Unidos, mas agora deseja deletá-lo por considerá-lo perigoso demais. Lisbeth aceita a tarefa e consegue roubá-lo da Agência de Segurança Nacional, mas não esperava que um outro grupo, os Aranhas, também estivesse interessado nele.

2018 - Na rota do dinheiro sujo (Criador: Alex Gibney)

Para assistir clique aqui

Uma série documental, revela, em cada um de seus seis episódios, as falcatruas de alguma grande corporação. Entre os casos abordados estão os testes fraudulentos que mediam a emissão de gases pelos veículos da Volkswagen, a ascensão vertiginosa da companhia farmacêutica Valiant ou os laços do banco HSBC com os cartéis de drogas mexicanos. O último capítulo investiga o império construído por um tal de Donald Trump.

2018 - O fotógrafo de Mauthausen (Direção: Mar Targarona)

Para assistir clique aqui

É um filme histórico de drama biografia que conta a história do fotógrafo Francisco Boix durante a sua vida no complexo de campos de concentração de Mauthausen-Gusen.

2018 – Pacto de sangue (Direção: Lucas Vivo) 

Para assistir clique aqui

Silas Campello (Guilherme Fontes) é um ambicioso apresentador de um programa policial e um dos nomes mais poderosos de Belém do Pará. Sua carreira, no entanto, foi marcada por uma jornada tortuosa para alcançar a fama. Capaz de tudo pela audiência, o jornalista ia contra os princípios éticos e encomendava assassinatos para poder exibi-los na televisão.

2018 - Por trás da notícia (Roteiro: Mike Bartlett)

Para assistir clique aqui

Na urgência do mundo das notícias, editores e jornalistas que trabalham em grandes jornais precisam lidar com escândalos, rivalidade e dramas pessoais.

2018 - República do desejo (Direção: Hao Wu)


Em um universo digital em que transmissões ao vivo lucram até 200 mil dólares por mês, há limites que separam a vida virtual da real? O documentário aborda duas estrelas da internet que ficaram ricas na China e hoje carregam grande fama. O foco é mostrar que a felicidade do mundo virtual pode ser muito frágil, mostrando a vida real dessas pessoas.

2018 – Ride (Direção: Jeremy Ungar)

Para assistir clique aqui

Em uma sociedade obcecada por tecnologia, um motorista de Uber e sua passageira encontram um homem carismático e manipulador. No entanto, uma noite comum em Los Angeles se torna uma guerra psicológica pela sobrevivência.

2018 - Seguindo os fatos (Netflix)

Para assistir clique aqui

A série conta com 20 episódios e retrata os bastidores do jornalismo na empresa através da perspectiva de sua equipe editorial. Estagiários e repórteres como Scaachi Koul e Azeen Ghorayshi revelam como são produzidas suas histórias mais sombrias e bizarras, que vão desde ASMR (Resposta Autônoma do Meridiano), que são vídeos para relaxar, até questões sobre tráfico sexual e identidade de gênero.

2018 - Selfie para o inferno (Direção: Erdal Ceylan)


Julia é uma vlogueira canadense totalmente conectada e habituada a compartilhar sua rotina com os seguidores, famosa especialmente pelas selfies que faz com frequência. Sua vida, no entanto, toma um rumo obscuro quando, ao visitar sua prima Hanna nos Estados Unidos, cai gravemente doente e coisas muito sinistras passam a acontecer envolvendo seu smartphone.

2018 - Testemunha de um conflito (Direção: Kate Horne)

Para assistir clique aqui

O fotojornalista Jesús Abad Colorado procura as pessoas retratadas em suas fotos mais emblemáticas da guerra civil colombiana, buscando o significado do perdão.  

2018 - The cleaners (Direção: Hans Block, Moritz Riesewieck)

Para assistir clique aqui

No sombrio submundo da internet, quem é responsável por controlar o que vemos e o que pensamos? Um olhar analítico sobre a indústria virtual responsável por fazer limpezas digitais, apagando e controlando os conteúdos que ficam visíveis online.

2018 - The Post - A guerra secreta (Direção: Steven Spielberg )


Kat Graham (Meryl Streep) é a dona do The Washington Post, um jornal local que está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores de forma a se capitalizar e, consequentemente, ganhar fôlego financeiro. Ben Bradlee (Tom Hanks) é o editor-chefe do jornal, ávido por alguma grande notícia que possa fazer com que o jornal suba de patamar no sempre acirrado mercado jornalístico. Quando o New York Times inicia uma série de matérias denunciando que vários governos norte-americanos mentiram acerca da atuação do país na Guerra do Vietnã, com base em documentos sigilosos do Pentágono, o presidente Richard Nixon decide processar o jornal com base na Lei de Espionagem, de forma que nada mais seja divulgado. A proibição é concedida por um juiz, o que faz com que os documentos cheguem às mãos de Bradlee e sua equipe, que precisa agora convencer Kat e os demais responsáveis pelo The Post sobre a importância da publicação de forma a defender a liberdade de imprensa.

2018 - Ultravioleta (Direção: Kurt Wimmer)


Em busca de justiça, uma comunidade online de detetives amadores descobre na tecnologia uma ferramenta para solucionar crimes. E também para fazer amigos bem peculiares.

2018 - Uma guerra privada (Direção: Matthew Heineman)


Biografia da jornalista norte-americana Marie Colvin (Rosamund Pike) e sua cobertura das zonas de conflito de guerra, incluindo Chechênia, Kosovo e Zimbábue.

2018 - Verão em Rildas (Direção: Daniel Caetano)


Um grupo de estudantes universitários, moradores da cidade litorânea de Rio das Ostras, decide organizar um festival de artes no local. Durante a divulgação do evento nas redes sociais, eles são surpreendidos pela repercussão equivocada de um postagem, e as consequências do ato ultrapassam as barreiras do mundo online afetando suas vidas e rotinas.

2018 - WiFi Ralph: Quebrando a internet (Direção: Rich Moore, Phil Johnston)

Para assistir clique aqui

Ralph, o mais famoso vilão dos videogames, e Vanellope, sua companheira atrapalhada, iniciam mais uma arriscada aventura. Após a gloriosa vitória no Fliperama Litwak, a dupla viaja para a world wide web, no universo expansivo e desconhecido da internet. Dessa vez, a missão é achar uma peça reserva para salvar o videogame Corrida Doce, de Vanellope. Para isso, eles contam com a ajuda dos "cidadãos da Internet" e de Yess, a alma por trás do "Buzzztube", um famoso website que dita tendências.

2018 - 14 Câmeras (Direção: Scott Hussion, Seth Fuller)

Para assistir clique aqui

Uma família aluga uma casa para passar o verão por um preço muito baixo que parece até mentira. O que não sabiam é que o estranho proprietário colocou diversas câmeras e transmite a vida e os momentos mais pessoais da família na dark web.

2019 – A sombra de Stalin - Mr. Jones (Direção: Agnieszka Holland)


O jornalista galês Gareth Jones arrisca a vida para expor a verdade sobre a fome devastadora na União Soviética. Em 1933, ele viaja para a União Soviética e descobre condições de vida terríveis, que contrastam com a utopia soviética.

2019 - A voz mais forte: O escândalo de Roger Ailes  (Direção: Tom McCarthy, Alex Metcalf)


A história do escândalo envolvendo Roger Ailes (Russell Crowe) e a série de assédios sexuais cometidos por ele. Em 2016, o fundador do canal jornalístico Fox News foi acusado pela jornalista Gretchen Carlson (Naomi Watts), que trabalhou por dez anos no canal, de tê-la assediado sexualmente. Na sequência, dezenas de vítimas começaram a se pronunciar, o que o obrigou a deixar seu cargo de CEO.

2019 – Bandidos na TV (Direção: Daniel Bogado)

Para assistir clique aqui

Durante 10 anos, Wallace Souza apresentou o “Canal Livre”, programa de TV transmitido em Manaus que ganhou força do público e, algumas vezes, passava a audiência de grandes emissoras do país. O apresentador, mais tarde, foi preso por mandar matar pessoas em busca de audiência para seu programa. O caso virou uma docussérie de sete episódios da Netflix: Bandidos na TV.

2019 - Democracia em vertigem (Direção: Petra Costa) 

Para assistir clique aqui

A cineasta Petra Costa testemunha a ascensão e queda de um grupo político e a polarização do Brasil.

2019 – Se liga no erro 

Para assistir clique aqui

Ninguém entende como ela virou repórter, mas esta mulher tem métodos excêntricos para manter a equipe sempre alerta e é um verdadeiro imã de furos de reportagem.  

2019 - The Morning Show

Para assistir clique aqui

É uma série de televisão americana de drama estrelada por Jennifer Aniston, Reese Witherspoon e Steve Carell, que estreou na Apple TV+ em 1 de novembro de 2019. Em junho de 2021, a série foi renovada para uma segunda temporada, lançada em 17 de setembro de 2021..

2019 - Tijuana

Para assistir clique aqui

Na esteira do assassinato de um político importante, jornalistas mexicanos arriscam a própria vida em busca da verdade sobre o crime. Em busca da verdade, jornalistas revelam segredos. Em busca de poder, seus inimigos espalham sangue. A revista Frente Tijuana é uma publicação fundada anos atrás por Antonio Borja, Federica Almeida e Iván Rosa, que, cansados ​​da censura da mídia oficial, fundaram este ícone da liberdade de expressão em busca da verdade. Essa luta resultou na morte de Ivan, assassinado por investigar Gregorio Mueller, um poderoso homem de negócios ligado à lavagem de dinheiro e ligações obscuras com políticos e criminosos, que administravam a cidade de Tijuana como se fosse sua.

2020 - A última coisa que ele queria (Direção: Dee Rees)

Para assistir clique aqui

O filme narra a história de uma jornalista (Anne Hathaway) que abandona a cobertura de uma campanha presidencial para ir a uma ilha ajudar o pai em um acordo de negócios que se releva cada vez mais sórdido e perigoso conforme seu envolvimento cresce. Uma repórter consagrada cruzando os limites da ética jornalística.

2020 - Asas da ambição (Criação: Meriç Acemi) 

Para assistir clique aqui

A série Asas da Ambição narra uma história de conflito geracional entre geração X e Z. De épocas diferentes, aqui observamos as principais diferenças entre as duas, principalmente quando a geração X tenta se adaptar às redes sociais e novos jeitos de se fazer negócio, enquanto pecam um pouco em enxergar os problemas com perspectiva. Contudo, se adaptar não é um problema para a geração Z. Quando a jovem Aslı é escolhida para ser âncora de um jornal tradicional, sua personalidade logo conflita com a dos outros profissionais. Por sua vez, Aslı quer chegar ao topo da maneira mais fácil que conseguir. Em sua busca para se provar aos colegas, Aslı acaba burlando as regras, resta saber se seus esforços irão valer a pena no final.

2020 - Cercados (Caio Cavechini)


Os bastidores da cobertura jornalística durante a pandemia. Acompanhe o trabalho da imprensa profissional numa luta contra o negacionismo.

2020 - Colectiv (Caio Cavechini)

Para assistir clique aqui

Em 2015, um incêndio na boate Colectiv, em Bucareste, matou 27 pessoas e feriu 180. Mais tarde, outras vítimas morreram nos hospitais. Quando um médico vaza informações, um grupo de jornalistas começa a revelar uma imensa fraude no sistema de saúde. Um novo ministro é nomeado e oferece a eles acesso sem precedentes aos bastidores de seus esforços para reformar um sistema corrupto. Um olhar firme sobre o impacto do melhor do jornalismo investigativo.

2020 - Condenados pela Mídia (Direção: Skye Borgman, Garrett Bradley, Yance Ford, Brian McGinn, Sierra Pettengill, Tony Yacenda)

Para assistir clique aqui

A série documental sobre crimes reais mostra alguns dos julgamentos mais dramáticos de todos os tempos e analisa como a imprensa pode ter influenciado as sentenças.

2020 - Follow me (Direção: Will Wernick)

Para assistir clique aqui

Uma personalidade de mídia social viaja com seus amigos para Moscou para capturar novos conteúdos para o seu bem-sucedido vlog. Sempre empurrando os limites e atendendo a um público crescente, eles entram em um mundo frio de mistério, excesso e perigo. Quando as linhas entre a vida real e as mídias sociais são borradas, o grupo deve lutar para escapar e sobreviver.

2020 - Good Sam (Direção: Kate Miles Melville) 

Para assistir clique aqui

Quando um misterioso bom samaritano, mais conhecido como "Good Sam", passa a distribuir 100 milhões de dólares para pessoas aparentemente aleatórias de Nova York, a repórter Kate Bradley (Tiya Sircar) é encarregada de descobrir a identidade e o motivo por trás das ações do sujeito. O que ela não esperava era ver a própria vida transformada dos pés à cabeça.

2020 - O dilema das redes (Direção: Jeff Orlowski)

Para assistir clique aqui

O Dilema das Redes nos mostra como os magos da tecnologia possuem o controle sobre a maneira em que pensamos, agimos e vivemos. Frequentadores do Vale do Silício revelam como as plataformas de mídias sociais estão reprogramando a sociedade e sua forma de enxergar a vida.

2020 - O escândalo (Direção: Jay Roach)


As funcionárias da Fox News denunciam a cultura de masculinidade tóxica da empresa de mídia norte-americana, levando à queda do magnata Roger Ailes.

2020 - Rede de ódio (Direção: Jan Komasa)

Para assistir clique aqui

A trama gira em torno de um estudante expulso da universidade de Varsóvia que tenta comandar a Internet, causando ódio e violência generalizados. Um jovem passa a fazer sucesso incitando o ódio em campanhas nas redes sociais, atacando desde influenciadores virtuais a políticos renomados. O que ele não contava é que toda essa crueldade no mundo virtual cobraria seu preço no mundo real, complicando sua vida.

2020 - The Journey is the destination (Direção: Bronwen Hughes)


A história de Dan Eldon, fotojornalista que, aos 22 anos, após ter feito cerca de 40 viagens internacionais para fotografar; liderar uma missão de paz pela África; e se apaixonar pela mulher de sua vida, foi brutalmente morto na Somália.

2021 - A evolução do rádio (Rádio e TV Justiça)


A Sombra de Stalin é um retrato de Gareth Jones, o jornalista galês que foi o primeiro a revelar a chocante verdade por trás da utopia soviética e do regime de Josef Stalin: o genocídio da fome na Ucrânia perpetrado em 1933 pela União Soviética.

2021 - Glória (Direção: Tiago Guedes)

Para assistir clique aqui

Em 1968, Glória do Ribatejo fervilha de espiões, mentiras e segredos, João Vidal, engenheiro na Rádio Europa Livre, joga em todas as frentes da Guerra Fria em Portugal.

2022 - 100 anos de Rádio no Brasil (TV Brasil) 


O Especial "100 anos do Rádio no Brasil", é um concerto gravado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 7 de setembro de 2022.

2022 - A era dos dados (Direção: Latif Nasser) 

Para assistir clique aqui

O jornalista científico Latif Nasser investiga as conexões entre os seres humanos e o universo. A Era dos Dados traz informações relacionadas à tecnologia e à ciência em seis episódios, cada um deles abordando um tema. Cada um desses temas nos leva a entender como as coisas funcionam cavando bem fundo no conteúdo, trazendo relações nas quais nunca imaginaríamos. O objetivo principal é mostrar como o mundo está conectado na atualidade, focando na questão de que nós, como indivíduos, estamos mais ligados uns aos outros do que imaginávamos.

2022 - A jornalista (Direção: Michihito Fuji)

Para assistir clique aqui

É uma adaptação do filme homônimo lançado em 2019. A trama traz Anna Matsuda, repórter do jornal Toto, investigando um grande esquema de corrupção do governo. Uma dedicada jornalista faz de tudo para descobrir a verdade sobre um escândalo de corrupção no governo. Mas precisa inimigos enfrentar poderosos pelo caminho.

2022 - A trama (Direção: Carlinhos Andrade, Otávio Antunes) 

Para assistir clique aqui

A série liga os pontos: como e por que o sistema de Justiça e a mídia sequestraram Lula e a democracia Em seis episódios, a série desconstrói os falsos heróis do golpe. “Herói não é o cara que enforcou Tiradentes. Foi o enforcado que virou herói”. “A Trama” começa exatamente no dia 4 de março. Lula é levado à exposição em local público, separado por paredes de vidro de grupos carregados de ódio alimentado pelo noticiário. A imprensa parceira da Lava Jato, inclusive, já estava avisada da condução coercitiva. Tanto que horas antes, na madrugada, já se viam vibrações veladas em redes sociais de “jornalistas”.

2022 - Asas da ambição (Criação: Meriç Acemi) 

Para assistir clique aqui

A série narra uma história de conflito geracional entre geração X e Z. De épocas diferentes, aqui observamos as principais diferenças entre as duas, principalmente quando a geração X tenta se adaptar às redes sociais e novos jeitos de se fazer negócio, enquanto pecam um pouco em enxergar os problemas com perspectiva. Contudo, se adaptar não é um problema para a geração Z. Quando a jovem Aslı é escolhida para ser âncora de um jornal tradicional, sua personalidade logo conflita com a dos outros profissionais. Por sua vez, Aslı quer chegar ao topo da maneira mais fácil que conseguir. Em sua busca para se provar aos colegas, Aslı acaba burlando as regras, resta saber se seus esforços irão valer a pena no final.

2022 - Ela disse ((Direção: Maria Schrader)) 


Inspirado em eventos reais, a história de duas jornalistas do New York Times que mudou Hollywood. Megan Twohey e Jodi Kantor escrevem uma das histórias mais importantes de uma geração, que ajudou a lançar o movimento #MeToo e quebrou décadas de silêncio em torno do assunto de agressão sexual em Hollywood. Em 2017, a repórter do New York Times Jodi Kantor recebe uma denúncia de que a atriz Rose McGowan foi abusada sexualmente pelo produtor de Indiewood, Harvey Weinstein. McGowan inicialmente se recusa a comentar, mas depois liga de volta para Kantor e descreve um encontro em que Weinstein a estuprou quando ela tinha 23 anos. Kantor também fala com as atrizes Ashley Judd e Gwyneth Paltrow, que descrevem seus próprios encontros sexuais com Weinstein, mas ambos pedem para não ser citado no artigo por medo de um golpe na carreira. Frustrada com a falta de progresso em sua investigação, Kantor recruta Megan Twohey para ajudar com a peça.

2022 - Escola Base - Um repórter enfrenta o passado (Direção: Eliane Scardovelli) 

Para assistir clique aqui

Primeiro repórter a noticiar uma acusação de abusos de crianças em idade pré-escolar, Valmir Salaro é o condutor do documentário que revê o caso da Escola Base, ocorrido em março de 1994. Os denunciados eram inocentes e o caso virou escândalo nacional. Vinte e oito anos depois, Salaro encara dolorosos reencontros com os acusados e personagens dessa história.

2022 - Holy spider (Direção: Ali Abbasi)


Acompanha a aterrorizante história real de um dos serial killers mais temidos do Irã que atuou entre os anos de 2000 e 2001. Saee Hanaei, conhecido como "Spider Killer" embarca em uma jornada "espiritual" onde está convicto que tem que limpar a cidade iraniana, Mashhad, da corrupção e imoralidade que, segundo ele, as prostitutas da cidade fazem para "sujar" a cidade. Após matar 16 mulheres que trabalham com sexo, ele fica cada vez mais desesperado com a falta de interesse do público da cidade com sua "missão divina". É então que a jornalista Arezoo Rahimi vai para a cidade para investigar os assassinatos.

2022 - Janet (Direção: Janet Mock)


Um filme que narra a verdadeira e complicada história da jornalista do Washington Post, Janet Cooke. Ela recebeu o Prêmio Pulitzer em 1981 por um artigo escrito para o The Washington Post. Posteriormente, descobriu-se que a história havia sido inventada e Cooke devolveu o prêmio, a única pessoa até o momento a fazê-lo, após admitir que havia inventado histórias.

2022 - Inventando Anna (Criação: Shonda Rhimes)

Para assistir clique aqui

Conheça a história de Anna Delvey, a mulher que convenceu a elite de Nova York de que era uma herdeira alemã e grande empreendedora. Mas por trás de todo esse glamour se escondia uma audaciosa golpista. 

2022 - O fotógrafo e o carteiro: O crime que parou a Argentina (Direção: Alejandro Hartmann)

Para assistir clique aqui

O documentário investiga o assassinato do fotojornalista José Luis Cabezas, um crime que abalou a Argentina e expôs uma conspiração política e financeira. 

2022 - O escândalo da Wirecard (Direção: James Erskine)

Para assistir clique aqui

O documentário investiga o assassinato do fotojornalista José Luis Cabezas, um crime que abalou a Argentina e expôs uma conspiração política e financeira. 

2022 - Rota 66 (Direção: Philippe Barcinski Diego Martins)

Para assistir clique aqui

Durante suas apurações, um repórter descobre cada vez mais vítimas inocentes da polícia na periferia de São Paulo. Longe dos holofotes, a violência excessiva é cometida contra jovens negros e pobres. Série da Globoplay com oito episódios. 

2023 - Alaska daily (Direção: Tom McCarthy) 

Para assistir clique aqui

Alaska acompanha uma jornalista (Hilary Swank) que decide se mudar para o gelado estado norte-americano na expectativa de recomeçar sua vida depois de um grave erro profissional. Em uma pequena cidade fria e costeira, ela encontra redenção e redescobre sua paixão por contar histórias e informar as pessoas.

2023 - Furo de reportagem (Direção: Hansal Mehta) 

Para assistir clique aqui

O caso de uma repórter criminal que se torna o principal alvo de uma investigação do assassinato de uma outra jornalista. Jagruti Pathak vai precisar provar a sua inocência em meio ao foco da atenção da mídia. Durante todo o processo de suspeita, a repórter está sendo alvo do submundo de Mumbai, da polícia e de toda a imprensa. As investigações suspeitam de Jagruti Pathak ter usado de seus contatos especiais para eliminar a vida de sua colega de profissão concorrente.

2023 - Vítima X Suspeita (Direção: Nancy Schwartzman) 

Para assistir clique aqui

O documentário  segue a jornalista investigativa Rae de Leon, que viaja para os quatro cantos dos EUA para revelar e explorar os casos de jovens mulheres que relatam abuso sexual à polícia. Em busca de ajuda, as mulheres, em retorno, são abusadas e não conseguem justiça e são acusadas de falsa comunicação de crime, detidas ou condenadas.

2024 - A grande entrevista (Direção: Philip Martin

Para assistir clique aqui

É um longa baseado em um caso real que mostra os bastidores por trás da entrevista bombástica que a BBC obteve com o Príncipe Andrew (Rufus Sewell) em 2019. Na polêmica conversa conduzida pela jornalista Emily Maitlis, interpretada por Gillian Anderson, Andrew falou sobre sua amizade com o criminoso sexual condenado, Jeffrey Epstein.

2024 - A rede antissocial (Direção: Giorgio Angelini, Arthur Jones

Para assistir clique aqui

É um longa documental sobre um grupo de adolescentes que, durante a pandemia e o isolamento social, reuniram-se para criar uma comunidade na internet, mas foram pegos de surpresa quando perceberam que algumas crenças e valores são distintos entre eles. Trolagem, assédio, teorias da consipração: fontes internas refletem sobre como um dos sites mais infamoes do munfo foi dos memes provatiativos ao aos no mundo real.

2024 - As Garotas do ônibus: Jornalistas de campanha (Criação: Julie Plec, Amy Chozick

Para assistir clique aqui

Inspirado nas experiências de Amy Chozick como repórter política, quatro jornalistas com um estilo de reportagem e personalidades totalmente diferentes iniciam uma inesperada amizade durante uma importante oportunidade para suas carreiras: a campanha presidencial. Na série, Sadie McCarthy (Melissa Benoist) é uma jornalista que muda completamente sua vida quando recebe a oportunidade de cobrir uma corrida presidencial para um jornal de prestígio. Ao entrar no ônibus para viajar para um dos locais mais importantes dos Estados Unidos, ela acaba encontrando mais três jornalistas: Grace (Carla Gugino), Lola (Natasha Behnam) e Kimberlyn (Christina Elmore). Apesar das diferenças, elas acabam formando um laço entre os assentos da primeira fila da maior novela da cidade: a batalha pela Casa Branca

2024 - Conspiração americana: Os crimes da Octopus (Direção: Zachary Treitz


A série investiga o assassinato nunca solucionado de um jornalista que pesquisava sobre um esquema de espionagem cibernética após novas informações aparecerem décadas depois. O jornalista Danny Casolaro foi encontrado morto em seu quarto de hotel em 1991, o que foi apontado como suicídio. As pessoas próximas dele diziam que ele teria sido assassinado por estar investigando a Octopus, uma conspiração de roubo de software para espionagem governamental. Depois de anos sem respostas, novas informações surgem e o pesquisador Christian Hansen tenta descobrir os segredos por trás da morte de Casolaro.

2024 - Indiferença (Bhakshak) (Direção: Pulkit) 

Para assistir clique aqui

Desconfiado sobre o funcionamento de um abrigo para meninas, um jornalista começa a investigar supostos casos de abuso. O filme aborda uma história real, inspirada em um caso de abuso ocorrido em um abrigo em Muzaffarpur, Bihar, na Índia, focando em um tema delicado e impactante: o abuso sexual infantil.

Deu na FolhaBV: Blog de estudantes lista filmes dedicados a temáticas jornalísticas

Atualização em: 7abr2024

Marcadores: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

2 Comentários:

Às 8 de abril de 2019 às 01:35 , Blogger kay disse...

Prof. sei que a temática dos filmes e Doc. aqui pode ser jornalistica algumas ate artísticas, mas gostaria muito de ter vista em sua lista "Farenheit 451" de 1966. que por sinal é interessante na atual conjuntura.

 
Às 20 de abril de 2019 às 23:59 , Blogger REDE TERECOM disse...

Prezado Kay, dica incluída na lista. Obrigado!
até,
Edileuson

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial