segunda-feira, 18 de abril de 2022

Fotografia e Fotojornalismo: Documentários, filmes e séries

20 filmes, documentários 

e séries sobre Fotografia 

e Fotojornalismo

Filmes, séries e documentários sobre Fotografia e Fotojornalismo

Confira uma lista de 20 filmes, séries e documentários sobre fotografia e fotojornalismo, produzidos entre 1954 e 2022. 

Confira a lista com a sinopse e o trailer.

1954 – Janela Indiscreta (Direção Alfred Hitchcock)

Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

Ver trailer: https://www.youtube.com/watch?v=fOVcjz-1aJM

 

1966 – Blow-up – Depois daquele beijo (Direção: Michelangelo Antonioni)

Thomas é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo Jane, corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato.

Ver trailer: https://www.youtube.com/watch?v=CW_6CJy9TPw

 

1983 – Sob Fogo Cerrado (Direção: Roger Spottiswoode)


Três jornalistas se veem encurralados por uma revolução política e um triângulo amoroso. Russell Price (Nolte) é um ousado fotógrafo que se enfrenta um dilema entre seu amor pela repórter Claire Stryder (Joanna Cassidy) e sua amizade pelo marido dela, Alex Grazier (Hackman). Ele também é torturado pelas incertezas de qual caminho seguir quando lhe pedem que tome partido, ao invés de apenas tirar fotos, na guerra entre o governo da Nicarágua e os rebeldes sandinistas. Mas quando perde de vista a objetividade e se envolve na escaramuça, Russel pode perder ambas as batalhas e sua vida.

Ver trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Tln8wV3q_Y0

 

1991 – O Ano da Fúria (Direção: John Frankenheimer)


Em 1978, um jornalista americano chega a Roma para colaborar com um jornal quando a cidade é tomada por atentados da organização terrorista Brigadas Vermelhas. Ele se envolve com uma fotógrafa ameaçada pelos terroristas ao ter suas fotos publicadas na Revista Time.

Ver trailer: https://www.youtube.com/watch?v=toNYHMyeuuE

 

1999 – High Art – Retratos Sublimes (Direção: Lisa Cholodenko)


O longa conta a história de Syd, uma garota que vive com seu namorado em seu pequeno apartamento, quando ocasionalmente depara-se com sua vizinha, uma fotógrafa que largou a profissão há 10 anos, pois ficou louca com o sucesso. Lucy tem uma namorada alemã, dependente tanto do amor de seu amor, quanto das drogas. Syd é uma assistente má remunerada, que trabalha em uma grande revista de moda, e descobre visões fantásticas nas fotografias de Lucy. A partir daí começa uma amizade que muda por completo a vida da fotógrafa.

Ver trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ORdyXXxBYV0

 

2001 – Fotógrafos de Guerra (Direção: Christian Frei)


Dirigido por Christian Frei, o documentário conta a história de um renomado fotógrafo de guerra que presenciou conflitos no mundo todo nas últimas duas décadas. Sua produção não se restringe ao combate, mas aborda também questões sociais importantes, como a miséria e a violência. O documentário explora suas motivações, medos e seu cotidiano, destacando alguma de suas viagens e o momento em que fotografa. O filme foi produzido em 5 países diferentes e foi indicado como melhor documentário no Oscar de 2002.

Ver trailer: https://www.youtube.com/watch?v=IG6j56VvVyk

Ver filme: https://www.youtube.com/watch?v=3lkYBDbpdjg

 

2002 - Cidade de Deus (Direção: Fernando Meirelles)


Uma das produções brasileiras mais aclamadas de todos os tempos mundialmente, é dirigida por Fernando Meirelles e foi adaptada do livro homônimo de Paulo Lins. A história retrata a vida na favela e, em especial, a do menino Buscapé, que sonha em ser fotógrafo. Depois de muito sangue, crítica social e o escancaramento de um Brasil refém do crime, o filme fecha seu ciclo justamente na sonhada profissão de Buscapé. Após fotografar o traficante Zé Pequeno morto, ele decide vender as fotos para um jornal e começa aí um novo caminho.

Ver trailer: https://www.youtube.com/watch?v=iCsPdcO4euE

 

2003 – Henri Cartier-Bresson: O Olho do Século (Direção: Heinz Bütler)


Este excelente documentário sobre a vida e a obra do francês Henri Cartier-Bresson, um dos mestres do fotojornalismo, que difundiu o conceito do instante decisivo. Este documentário contém diversas entrevistas e análises do trabalho de Cartier-Bresson.

Ver trailer: https://www.youtube.com/watch?v=cqzT0W_KLUw

 

2004 – Thomas Farkas, Brasileiro (Direção: Walter Lima Jr.)

A trajetória do fotojornalista Thomas Farkas – fundador da Galeria Fotográfica Fotóptica, a primeira do Brasil, e integrante do Foto Cine Clube Bandeirante -, foi retratada no curta-metragem Thomas Farkas, Brasileiro (2004), de Walter Lima Jr. O Curta roteirizado e dirigido por Walter Lima Jr., traça um perfil de um dos mais importantes fotógrafos brasileiros e um dos expoentes na história do documentário brasileiro.

Ver Documentário: https://curtadoc.tv/curta/artes/thomaz-farkas-brasileiro/

 

2006 – A Pele (Direção: Steven Shainberg)


Nicole Kidman encarna neste filme uma das mais brilhantes e excêntricas fotógrafas do século XX, Diane Arbus. Conhecida por suas impactantes fotografias em preto e branco e em formato quadrado, retratando pessoas marginalizadas e indesejadas pela sociedade da época, Diane teve uma vida de relacionamentos complexos, suicidando-se em 1971. No filme, Nicole Kidman dá vida novamente a essa história, encarando o bizarro, o diferente e tudo que é incômodo, e expondo uma relação proibida com um vizinho mais do que misterioso, portados de triconomia.

Ver trailer: https://www.youtube.com/watch?v=oHsFM1neiG8

 

2006 – Nascidos em Bordéis (Direção: Zana Briski, Ross Kauffman)


Uma fotógrafa e um cineasta viajaram até a Índia para visitar uma das regiões mais marginalizadas do país.Na cidade de Calcutá funciona a zona de prostituição Sonagachi, onde a fotógrafa iniciou um workshop com os filhos das garotas de programa da região. As crianças receberam câmeras e registraram seu dia-a-dia em fotografias. “Nascidos em Bordéis” é o resultado desta experiência antropológica que revelou uma mudança na comunidade através da arte.

Ver trailer: https://www.youtube.com/watch?v=dy1HY-3f7G0

 

2010 – The Bang Bang Club - Repórteres de Guerra (Steven Silver)


Um grupo de repórteres tem a difícil tarefa de cobrir as primeiras eleições na África do Sul após o Apartheid. Além de riscos físicos, esses jovens passam a acompanhar os problemas sérios africanos, como fome, miséria e descaso. Este é para quem curte fotojornalismo. Quatro jovens fotojornalistas passam por inúmeras situações na cobertura dos últimos dias do Apartheid na África do Sul. A história é baseada no livro homônimo escrito por dois destes profissionais, Greg Marinovich e João Silva. Juntos, eles formaram o Bang Bang Club e Marinovich chegou a receber um Pulitzer em 1990 por este trabalho no continente africano. Outro fato bastante conhecido é relatado no longa: em 1993, o fotógrafo Kevin Cartner recebeu o mesmo prêmio pela polêmica fotografia na qual uma criança sudanesa, à beira da morte, aparece junto a um abutre. A imagem gerou grande controvérsia ao redor do mundo e Kevin acabou se suicidando em 1994. O filme mostra a atuação do fotojornalista, e como a linguagem fotográfica pode transformar uma pauta em uma história poderosa e impactante.

Ver trailer: https://www.youtube.com/watch?v=lE9-No6apbw

 

2013 – Mil Vezes Boa Noite (Direção: Erik Poppe)


Uma consagrada fotógrafa de guerra se vê obrigada a escolher entre a profissão que ela adora e sua família que não suporta mais vê-la arriscando a vida pelo trabalho. O drama do diretor norueguês Erik Poppe mostra o conflito da fotojornalista Rebecca (Juliette Binoche) para equilibrar a insegurança de sua família com a necessidade de trabalhar em ambientes de guerra, sua especialidade e paixão.

Ver trailer: https://www.youtube.com/watch?v=uxMqNcZiomE

 

2013 – A Fotografia Oculta de Vivian Mayer (Direção: John Maloof, Charlie Siskel)


O documentário enfoca uma das mais celebradas fotógrafas de rua dos Estados Unidos, que passou sua vida inteira vivendo como uma babá sem marido e sem filhos, com um cotidiano pacato. O reconhecimento póstumo se deu graças à descoberta de um verdadeiro tesouro, escondido no apartamento em que Vivian viveu até sua morte, em 2009: mais de 100 mil retratos das maravilhas e peculiaridades da América urbana.

Ver trailer: https://www.dailymotion.com/video/x37fsz9

 

2015 – O sal da terra (Direção: Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado)


O filme conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto "Gênesis", expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.

Ver trailer: https://www.youtube.com/watch?v=djTFzYLiAw0

Ver filme: https://www.youtube.com/watch?v=QLwwfb1iKno

 

2015 – Tales by Light (Criador: Abraham Joffe)


Tales by Light é uma série de televisão de documentário australiana exibida na National Geographic. O programa tem conteúdo de marca e uma joint venture entre a National Geographic e a Canon, que segue vários fotógrafos profissionais que viajam ao redor do mundo para capturar imagens que contam uma história.

Ver trailer: https://www.youtube.com/watch?v=zmegZSlJX0M

 

2017 – Cuba e o Cameraman (Direção: Jon Alpert)


Documentário que acompanha o líder revolucionário de Cuba, Fidel Castro, e também três famílias afetadas pela sua política através do olhar atento do fotógrafo Jon Alpert, que com uma câmera portátil realizou um retrato detalhado do país comunista em três décadas.

Ver trailer: https://www.youtube.com/watch?v=lsZ8hDutkeM

 

2018 – O Fotógrafo de Mauthausen (Direção: Mar Targarona)


É um filme histórico de drama biografia que conta a história do fotógrafo Francisco Boix durante a sua vida no complexo de campos de concentração de Mauthausen-Gusen.

Ver trailer: https://www.youtube.com/watch?v=bqNOn3E6OEo

2018 - Testemunha de um conflito (Direção: Kate Horne) 

O fotojornalista Jesús Abad Colorado procura as pessoas retratadas em suas fotos mais emblemáticas da guerra civil colombiana, buscando o significado do perdão. 

Ver trailer: https://www.youtube.com/watch?v=8W0HC9YpsLs 



2022 – Arte na Fotografia: Homens e Máquinas (Direção: Marcio Vianna)


Arte na Fotografia é o primeiro reality show sobre fotografia no Brasil, e promete atrair, com dicas práticas e lições primorosas, o universo cada vez maior de pessoas interessadas em fotografar. Coprodução do canal Arte1 com a CineGroup, o programa é apresentado pela atriz e cantora Thalma de Freitas e desafia seis jovens fotógrafos amadores a criarem trabalhos autorais. Ao longo dos episódios, os participantes competem em provas de diferentes estilos e tema, entre eles, fotojornalismo, moda, dança e esporte. Ao final de cada dia, eles são avaliados pelos mentores Eder Chiodetto – um dos principais curadores de fotografia do país – e Cláudio Feijó – responsável pela formação de centenas de fotógrafos brasileiros nas últimas décadas. Especialistas e grandes nomes da fotografia nacional como Gal Oppido, Willian Aguiar, Bob Wolfenson e Zé Takahashi também se unem aos jurados para comentar o trabalho dos competidores.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1l63408PKCk

Marcadores: , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial