segunda-feira, 2 de maio de 2011

Prêmio José Marques de Melo: Artigo sobre o Programa Rede Terecom foi finalista


Dina Márcia Vieira e Valéria Oliveira, durante apresentação no GT Mídia Alternativa do VIII Encontro Nacional de História da Midia (Guarapuava/PR)


No encerramento do VIII Encontro Nacional de História da Mídia, realizado de 28 a 30 de abril em Guarapuava/PR, foram anunciados os trabalhos vencedores do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia.

O artigo científico “O programa Rede Terecom e as contribuições da Comunicação Comunitária na formação da cidadania” de Dina Márcia Vieira e Valéria Oliveira, acadêmicas de Jornalismo da UFRR, ficou entre os sete finalistas. O trabalho foi orientado pelo professor Edileuson Almeida.


No evento foram inscritos mais de 300 artigos de iniciação científica, que são produzidos por acadêmicos de Comunicação Social de todo o pais e aceitos para apresentação durante o Encontro Nacional de História da Mídia. Aos artigos aceitos foram exigidos apenas dois critérios para concorrer ao Prêmio: ter sido orientado por um professor e apresentado durante o Encontro Nacional.

O prêmio foi vencido pelo artigo "Comunicação & História: a imprensa de Belém no alvorecer do século XX", de Phillippe Sendas de Paula Fernandes, acadêmico de Jornalismo da UFPA.

No total, foram apresentados quatro trabalhos realizados por acadêmicas de jornalismo da UFRR: Comunicação comunitária: produção de videos-documentários com a participação de acadêmicos e da comunidade em Boa Vista (autora: Ana Claúdia Ribeiro); Um estudo sobre a Rádio Comunitária Parente FM: a rádio que toca a família (autoras: Emmily Melo e Laura Veras); O programa Rede Terecom e as contribuições da comunicação comunitária na formação da cidadania (autoras: Dina Márcia Vieira e Valéria Oliveira); A programação e a recepção das rádios comunitárias de Mucajaí e Iracema (autoras:Cristine Amorim e Débora Eloy). 


Todas as acadêmicas são bolsistas do programa de Extensão Universitária “Rede Terecom” realizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima, com o apoio do PROEXT/2009-MEC/SESu.

As campanhas impressas da Benetton e seus interpretantes (Izabella TURECK; Níncia Cecília Ribas Borges TEIXEIRA)

Comunicação & História: a imprensa de Belém no alvorecer do século XX (Phillippe Sendas de Paula FERNANDES; Netília Silva dos Anjos SEIXAS)

O Brasil da propaganda nos tempos de Médici (Maria Clara MALHEIROS; Níncia Cecília Ribas Borges TEIXEIRA)

O Lampião da Esquina: discussões de gênero e sexualidade no Brasil no final da década de 1970 (Leonardo SCHULTZ; Patrícia Marcondes de BARROS)

O programa Rede Terecom e as contribuições da Comunicação Comunitária na formação da cidadania (Dina Márcia C. VIEIRA; Valéria Oliveira dos SANTOS; Edileuson ALMEIDA)

Quando o Diário furu o Correio: a morte do Papa Pio XI na imprensa porto alegrense em 1939 (Carlos Eduardo Andrade GARCIA; Jamile DALPIAZ)

Reconstruindo uma trajetória: a história da televisão em Guarapuava (Fase 3: TV Guairacá) (Luciana GRANDE; Ariane PEREIRA)

Ganhadores
1º. colocado: Comunicação & História: a imprensa de Belém no alvorecer do século XX, de Phillippe Sendas de Paula FERNANDES; Netília Silva dos Anjos SEIXAS

2º. colocado: Reconstruindo uma trajetória: a história da televisão em Guarapuava (Fase 3: TV Guairacá), de Luciana GRANDE; Ariane PEREIRA

3º. colocado: Quando o Diário furu o Correio: a morte do Papa Pio XI na imprensa porto alegrense em 1939, de Carlos Eduardo Andrade GARCIA; Jamile DALPIAZ

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial