domingo, 31 de março de 2019

Documentários: Estudos Culturais

O Programa Rede Terecom relacionou 24 documentários que ajudam a entender os Estudos Culturais

A lista inclui obras lidas pelo autor e sugeridos por blogs e sites especializados. 
A atualização é em fluxo continuado. Se você tem uma indica, deixa nos comentários ou envia para redeterecom@gmail.com, será muito bem-vinda! 

Prof. Dr. Edileuson Santos Almeida (UFRR) 
Coordenador do Programa Rede Terecom

Confira lista
Lixo Extraordinário

Documentário, 2011 - Direção: Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley
Uma análise sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ), que é um dos maiores aterros sanitários do mundo.

Pina
Documentário, 2012 - Direção: Wim Wenders
Um espetáculo de dança e teatro inspirado pelo trabalho da coreógrafa alemã Pina Bausch, ressaltado em seus detalhes, formas e cores através da tecnologia 3D. O espetáculo é estrelado por dançarinos da cidade de Wuppertal e seu entorno, local de origem de Pina e por ela considerado como sua força criativa.

Senna
Documentário, 2010 - Direção: Asif Kapadia
Junho de 1984, GP de Mônaco de Fórmula 1. Seis atuais ou futuros campeões mundiais estavam na pista, mas as atenções ficaram voltadas para um jovem que largara em 13º lugar e estava apenas em sua sexta corrida. Ultrapassando um a um, ele alcançou seu primeiro pódio e apenas não venceu devido a uma questão técnica. Seu nome era Ayrton Senna. A trajetória do tricampeão mundial, contada desde a ascensão no automobilismo até sua morte em pleno GP de San Marino, em 1994, passando pela rivalidade com Alain Prost e os problemas enfrentados nos bastidores da Fórmula 1.

A Ponte
Documentário - Direção: Eric Steel
A ponte Golden Gate, que corta a baía de São Francisco, é um grande ponto turístico americano. Mas é também o lugar do mundo com o maior índice de suicídios. O diretor registrou diariamente, em 2004, a rotina sinistra do cartão-postal. Além do movimento de carros, pedestres e turistas, ele flagrou mais de 20 suicídios. No filme ele flagra pessoas subindo no parapeito da ponte e se atirando. Além de filmar o ato, o diretor foi atrás de depoimentos de familiares e amigos dos suicidas para tentar entender os motivos de tal atitude.

O Equilibrista
Documentário - Direção: James Marsh
7 de agosto de 1974. Philippe Petit se equilibra, de forma ilegal, em uma corda bamba estendida entre as torres gêmeas, em Nova York. Na época estes eram os prédios mais altos do mundo, sendo que após uma hora no local ele foi levado para um exame psicológico e, posteriormente, preso. Para realizar o feito Petit levou 8 meses planejando-o com amigos, buscando um meio de enganar a segurança do World Trade Center para que pudesse entrar no prédio com a corda de aço e equipamentos.

Quebrando o Tabu
Documentário, 2011 - Direção: Fernando Grostein Andrade, Cosmo Feilding-Mellen
Há 40 anos os EUA levaram o mundo a declarar guerra às drogas, numa cruzada por um mundo livre de drogas. Mas os danos causados por elas nas pessoas e na sociedade só cresceram. Abusos, informações equivocadas, epidemias, violência e fortalecimento de redes criminosas são os resultados da guerra perdida numa escala global. Assim, vozes de realidades diversas e de várias partes do mundo conversam sobre possíveis soluções, mudanças de opinião, princípios e conclusões. Pessoas comuns que tiveram suas vidas marcadas pela Guerra às Drogas e até médicos renomados falam sobre suas experiências.

Caminho para Guantanamo
Documentário, Direção: Michael Winterbottom, Mat Whitecross
10 de setembro de 2001. A mãe de Asif Iqbal (Afran Usman), um jovem de 19 anos, retorna do Paquistão anunciando que encontrou uma noiva para ele. Nove dias depois Asif segue para o Paquistão, para encontrá-la e também conhecer a terra de seus pais. Asif convida Ruhel (Farhad Harun), Shafiq (Riz Ahmed) e Monir (Waqar Siddiqui), seus amigos, para acompanhá-lo. Em Karachi, após 2 dias de viagens turísticas, eles vão rezar em uma mesquita. Lá ouvem de um líder local que o Afeganistão precisa de voluntários, o que faz com que sigam para Kandahar. Porém a cidade logo é bombardeada pelos americanos, como represália pelos atentados terroristas de 11 de setembro. Eles tentam retornar ao Paquistão, mas Monir desaparece e os demais são capturados pelas forças aliadas. É o início de uma série de torturas que os amigos sofrem, já que ninguém acredita que são turistas europeus. Em janeiro de 2002 eles são enviados à prisão americana de Guantanamo, em Cuba, onde durante 2 anos e meio tentam convencer os guardas sobre suas verdadeiras identidades.

Terra
Documentário - Direção: Alastair Fothergill, Mark Linfield
No Ártico um urso polar e seus dois filhotes despertam com os raios solares, o que faz com que tenham que buscar comida antes que o gelo à sua volta derreta. No deserto do Kalanari uma aliá e seu filhote encontram água após uma longa caminhada, mas precisam dividi-la com um grupo de leões. Uma baleia precisa manter seu filhote a salvo durante a migração do Equador à Antártida, um percurso de mais de 6500 km.

Buena Vista Social Club
Documentário - Direção: Wim Wenders
Em 1996, o guitarrista Ry Cooder foi Cuba gravar um cd com músicos que estavam no ostracismo. Dois anos depois, voltou ilha na companhia do cineasta Wim Wenders e de uma pequena equipe para filmar este documentário. Em seu testemunho, Wenders se isenta de comentários políticos e privilegia a riqueza da música e a sabedoria dos veteranos. Mostra ainda momentos antológicos de apresentações do grupo, alternados com depoimentos dos próprios músicos onde eles se sentem mais vontade: Havana.

A Vida em um Dia
Documentário, 2012 - Direção: Kevin Macdonald, Zillah Bowes, Hiroaki Aikawa
Um registro coletivo da vida de milhares de pessoas, que colocaram num único dia suas imagens pessoais na plataforma YouTube.

Sonhos de Uma Vida
Documentário - Direção: Carol Morley
A tentativa de reconstrução da vida de Joyce Vincent (Zawe Ashton), uma mulher que morreu na sua quitinete no norte de Londres em 2003. Entrevistas com amigos, familiares e outras pessoas que ajudam a contar um pouco da vida de Joyce. Seu corpo não foi descoberto durante 3 anos, sendo apenas encontrado em janeiro de 2006, em decomposição e cercado de presentes de natal. Os jornais noticiaram o fato com pouquíssimos detalhes da sua vida, não havia nem mesmo uma fotografia.

The Rolling Stones - Sympathy for the Devil
Documentário - Direção: Jean-Luc Godard
O cultuado diretor francês Jean-Luc Godard comanda este documentário sobre os britânicos The Rolling Stones, banda criada nos anos 1960 como ícone da contra-cultura. O diretor analisa outras banda influentes, o papel da mídia, a sociedade tecnocrata, a liberação feminina e a força da linguagem. Ou seja, revela aspectos importantes que marcaram uma geração.

No Direction Home: Bob Dylan
Documentário - Direção: Martin Scorsese
Este documentário mostra uma parte da trajetória musical de Bob Dylan, um dos maiores artistas do século XX, entre os anos de 1961 e 1966. Dirigido por Martin Scorsese, o filme conta como o cantor de protesto se tornou a "voz de uma geração" e gerou controvérsia ao flertar com o rock.

L.A. Story
Documentário - Direção: Mick Jackson
Harris K. Telemacher (Steve Martin) é o "homem do tempo" em uma rede de televisão. Ele transforma suas previsões em algo um pouco cômico, pois em Los Angeles há muito pouco para se falar sobre o tempo. Harris passa seu tempo em museus e em lugares da moda sendo que num deste lugares conhece Sara McDowel (Victoria Tennant), uma jornalista inglesa por quem se encanta. Entretanto Harris está, sendo assediado por SanDeE* (Sarah Jessica Parker), uma bem desinibida vendedora de roupas. Como o tempo nunca mudava, Harris disse que haveria sol em toda a Califórnia, mas caiu um temporal que destruiu o iate do chefe de Harris. Por esta razão ele foi despedido pelo chefe, que disse que nunca mais queria vê-lo. Simultaneamente Harris descobre que sua namorada, Trudi (Marilu Henner), mantinha há três anos um caso com o agente dele, Frank Swan (Kevin Pollak). Isto o afeta, mas só um pouco, pois está realmente interessado em Sara. O problema é que Roland Mackey (Richard E. Grant), o ex-marido de Sara, está tentando reatar com ela e Harris acaba recebendo conselhos e ajuda de um luminoso de rua.

O Lixo e a Fúria
Documentário - Direção: Julien Temple
Os Sex Pistols existiram por apenas 26 meses e gravaram um único álbum, mas mudaram a cara da música para sempre. Este filme documenta sua história, do surgimento implosão da banda. Tendo como pano de fundo a cena política, econômica e social de Londres em meados dos anos 70, descreve um momento chave de transição na história social inglesa. A essência do movimento punk, resultando numa envolvente experiência cultural.

A Morte de George W. Bush
Documentário - Direção: Gabriel Range
O presidente norte-americano George W. Bush está em Chicago para discursar para o empresariado local. Uma multidão indignada o recepciona com uma manifestação contra a guerra. Os seguranças e policiais se esforçam para conter a situação. Mas, com seu discurso concluído, Bush insiste em encontrar seus partidários na recepção do hotel onde está hospedado. De repente começa um tiroteio e o presidente é atingido. Um pandemônio se instala e Bush é levado às pressas para o hospital, onde more 5 horas depois.

Roman Polanski: A Film Memoir
Documentário - Direção: Laurent Bouzereau
Um documentário sobre a vida, e carreira, do cineasta Roman Polanski. Através de uma conversa entre Polanski e seu amigo, o produtor Andrew Braunsberg, o filme revela detalhes sobre a sua extensa filmografia e relata acontecimentos de sua vida, como o assassinato de sua esposa, Sharon Tate.

Stones In Exile
Documentário - Direção: Stephen Kijak
Na início da década de 70, os Rolling Stones passavam por um período complicado. A banda estava sendo atacada pela imprensa e lutava contra problemas financeiros. Lidando também com o excesso de drogas, eles resolveram deixar o Reino Unido para se exilar no sul da França, onde começaram as gravações do álbum "Exile on Main St.". O verão de 1972 é retratado através de fotografias, imagens de arquivo e entrevistas com membros da banda.

Super Size Me - A Dieta do Palhaço
Documentário - Direção: Morgan Spurlock
O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.

Katy Perry: Part of Me
Documentário, 2012 - Direção: Jane Lipsitz, Dan Cutforth
Documentário em 3D sobre a cantora Katy Perry, abordando o início de sua trajetória musical como cantora gospel até se tornar um dos maiores ícones da música pop. Trata ainda de seu relacionamento e divórcio com o ator Russel Brand.

Stuart Hall e os Estudos Culturais
Documentário, 2013 - Direção: John Akomfrah
Stuart Hall, pensador britânico do século XX foi um dos maiores teóricos de sua geração, colocado ao nível de Noam Chomsky, Michel Foucault e Gore Vidal. Com a trilha de Miles Davis, o documentário transporta o espectador para o universo cultural e político do século XX, através de imagens de arquivos e entrevistas, retratando a vida e o pensamento de Hall.

Uma verdade inconveniente
Documentário, 2006 - Direção: Davis Guggenheim
O cineasta Davis Guggenheim acompanha Al Gore, o ex-candidato à presidência dos EUA, no circuito de palestras para conscientizar o público sobre os perigos do aquecimento global, e pede uma ação imediata para conter seus efeitos destrutivos ao meio ambiente.

Jogo de Cena
Documentário, 2007 – Direção: Eduardo Coutinho
Atendendo a um anúncio de jornal, oitenta e três mulheres, interessadas em participar do documentário, tiveram interesse em contaram suas histórias de vida em um estúdio. Coutinho convida as personagens a compartilharem suas alegrias e tristezas, convidando para bem perto as experiências mais marcantes. Em junho de 2006, vinte e três delas compareceram e foram filmadas no Teatro Glauce Rocha no Rio de Janeiro. Em setembro do mesmo ano, atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas pelas personagens escolhidas. O longa mistura realidade e dramaturgia, onde os personagens reais falam da sua própria vida, depois estas personagens se tornam modelos a desafiar atrizes e por fim, as atrizes interpretam as personagens.

What happened, miss simone?
Documentário, 2015 - Direção: Liz Garbus
A vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone (1933-2003). Usando gravações inéditas, imagens raras, diários, cartas e entrevistas com pessoas próximas a ela, o documentário faz um retrato de uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos.

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial