quarta-feira, 24 de abril de 2019

Ciclo de palestras: UFSM e UFRR

UFRR e UFSM promovem ciclo de palestras sobre “A cobertura jornalística na fronteira Brasil-Venezuela: Relatos do local para o global”

Parceria UFRR/UFSM
A partir de maio, o Programa de Extensão Universitária “Rede Terecom”, da UFRR, em parceria com o Grupo de Pesquisa “Comunicação, Identidades e Fronteiras”, da UFSM, realizarão um ciclo de palestras com jornalistas radicados em Roraima que atuaram e/ou atuam na cobertura da crise na fronteira Brasil-Venezuela para a mídia nacional e internacional.  
O Ciclo de Palestras “A cobertura jornalística na fronteira Brasil-Venezuela: Relatos do local para o global” será realizado no auditório Alexandre Borges (Bloco I, UFRR), nos dias 7 e 10/5, das 18h às 22h.
O evento será presencial, com transmissão simultânea via Facebook (https://www.facebook.com/redeterecom/), com emissão de certificado.

Confira a programação e convidad@s:

Dia 7/5/2019 - 18h às 22h
Jornalista Cyneida Correia – Repórter do Grupo Folha e correspondente do Jornal Estadão e Wall Street Journal

Cyneida Correia


É formada em Letras e em Jornalismo com habilitação em Comunicação Social. Paraense, chegou a Roraima em 2001 e durante todo esse período tem trabalhado com Comunicação e com o advento da Internet e suas Redes Sociais, se tornou o que se pode chamar de digital influencer. Foi repórter do programa Roda Viva, a primeira mulher em Roraima a fazer programa policial na TV e fez parte das equipes das Assessorias, da Sesau, Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, Palácio do Governo, Seplan, Segad. Na Folha está há 18 anos, onde já foi repórter de cidade, de polícia, chefe de redação e editora da Folha Web. Atualmente é editora de Política e editora do Caderno B, de Cultura e Variedades. É também correspondente dos jornais Estadão e The Wall Street Journal.
Fotojornalista Priscila Torres – Correspondente de Agências de Notícias


Priscilla Torres


É fotojornalista há 10 anos registrada pela FENAJ, graduanda de Artes Visuais na UFRR. Já cursou Filosofia na UFAM, trabalhou nos Jornais Correio Amazonense e Acrítica, Blog da Floresta, assessoria de imprensa na OCB, OAB e Uniodonto. Correspondente da tríplice fronteira Brasil, Colômbia, Peru em uma investigação sobre laboratórios clandestinos de cocaína. Correspondente na fronteira Brasil, Venezuela sobre indígenas Pemon refugiados pela Revista Le Point da França. Correspondente em regiões de fronteiras pelas agências O Globo, Estadão Conteúdo e APP.
Jornalista e documentarista Gleide Rodrigues
Gleide Rodrigues

Nascida em Turiaçu, Maranhão. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), em 2011. É assessora de comunicação da Prefeitura Municipal de Boa Vista. Foi repórter na Tv Imperial (Record), Tv Caburaí (Band). Repórter e chefe de reportagem na Tv Roraima (Globo), repórter na Tv Assembleia, onde produziu o documentário: “Fronteira Fechada”, sobre a cobertura do fechamento e dos confrontos na fronteira Brasil/Venezuela.

Jornalista Érica Figueiredo – Repórter da Rede Amazônica e correspondente da TV Globo
Érica Figueiredo


É Bacharel em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Roraima. há mais de 20 anos atua como repórter da Rede Amazônica de Televisão. também faz a cobertura jornalística de temas regionais para os principais telejornais da Rede Globo e da Globo News.

Publicitário Wagner Pessoa – Ex-Repórter-cinematográfico da Rede Amazônica e correspondente da TV Globo
Wagner Pessoa


É Bacharel em Publicidade e propaganda (FAA/RR). Durante quase 25 anos foi repórter-cinematográfico da Rede Amazônica de Televisão. Nesse período participou da cobertura de vários temas locais para os programas nacionais da TV Globo e Globo News.


Dia 10/5/2019 - 18h às 22h
Acadêmica de Jornalismo Angélica Vasconcelos - Repórter TV/Rádio Tropical e Correspondente do SBT
Angélica Vasconcelos

É acadêmica de Jornalismo na Universidade Federal de Roraima. Desde 2014 acumula experiência na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo. Já trabalho na como apresentadora na TV Cidade Canal 28.1 e como repórter na TV Ativa Canal 20.1 e Rede Amazônica Canal 4.1. Desde 2018é Repórter TV Tropical Canal 10.1 e locutora na Rádio Tropical 94,1. Este ano atuou na cobertura da crise venezuelana para o SBT.


Karina Mora Castillo - Jornalista Venezuelana
Karina Mora Castillo

Nascida em Caracas, cursou comunicação social, com habilitação em jornalismo, na Universidad Católica de Guayana e é também locutora. Com 25 anos de experiência, começou no rádio no Circuito Norte Sur, como produtora de notícias. Em 1998 passou a fazer parte da TV Guayana, como apresentadora do noticiário estelar e coordenadora de operações eleitorais. Contribuiu na realização do projeto da radio institucional de la Corporación Venezolana de Guayana que cobre todo o estado bolivar, na venezuela. prestou assessoria de comunicação para várias instituições venezuelanas. também é locutora de publicidades para empresa e produtos. na emissora Onda, do grupo unión radio, foi produtora e mediadora, durante 4 anos, do Programa Estilo TRES60. Em Boa Vista, é coordenadora da ONG Foro Penal e correspondente de veículos de comunicação da Venezuela.

Jornalista Bruno Perez – Repórter da Band Roraima e Correspondente da TV Band nacional


Bruno Perez de Sales


É mineiro, formado em jornalismo pela PUC/MG, em 2007, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias; e Marketing Político e Planejamento de Campanha Eleitoral. É Diretor de Jornalismo, apresentador e repórter de rede da TV Band Roraima, desde 2013, também apresenta o Programa Rádio Verdade da Rádio 93 FM, desde desde 2008, é assessor de comunicação do deputado Jorge Everton, presidente voluntário da Apae Boa Vista. Foi assessor de Comunicação na Câmara dos Deputados, Repórter da Rede Amazônica, editor no G1 Roraima, repórter e apresentador TV Imperial – Record Roraima. Em Sete Lagoas, MG, foi repórter na ETV, no Jornal Tribuna e no Jornal Sete Dias.
Jornalista Josué Ferreira – Repórter do Jornal Roraima em Tempo e Correspondente da BBC Brasil
Josué Ferreira


É roraimense formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), em 2017. Atuou como repórter da TV Universitária entre 2013 e 2014. No ano de 2015 morou na Colômbia. No ano seguinte, atuou como repórter do G1 Roraima. No mesmo ano, trabalhou na assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde de 2016 a 2017. Assessorou a Prefeitura de Caracaraí entre 2017 e 2018. Foi repórter da Rádio 93FM até o ano passado. Foi assessor de comunicação do ex-senador Romero Jucá e em novembro de 2018 assumiu a diretoria do Jornal Roraima em Tempo, onde foi repórter no ano de 2017. Fez uma série de reportagem para o portal onde trabalha em fevereiro do ano passado intitulada ‘Vidas na Fronteira’. Neste ano, cobriu os conflitos entre venezuelanos e a Guarda Nacional Bolivariana, prestando assistência à BBC Brasil e à TV Argentina Todo Notícias. Das duas experiências, produz um livro que deve ser lançado no segundo semestre desde ano.


Acadêmico de Jornalismo Robson Moreira – Repórter da Rede Amazônica e correspondente da TV Globo

Robson Moreira

Nasceu em Uruaçu no estado de Goiás e atualmente é acadêmico do 8º semestre do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima. Iniciou sua carreira trabalhando como repórter e apresentador na rádio FM Monte Roraima, onde começou a cobrir a crise migratória venezuelana em Roraima. Na emissora produziu a séria "Rota da Esperança - A imigração venezuela em Roraima", veiculada em cinco episódios pela Rede Católica de Rádio (RCR). Em 2017 foi para televisão contratado pela Band Roraima. Hoje é repórter e apresentador substituto na Rede Amazônica, afiliada da Rede Globo no estado. Na emissora vem atuando em coberturas importantes da crise humanitária com reportagens e entradas ao vivo em telejornais locais e de rede, como Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal Nacional.
Acadêmico de Jornalismo Alan Chaves – Ex-Repórter do G1/RR e Correspondente do G1 nacional
Alan Chaves

É roraimense, nascido em Boa Vista, atualmente é acadêmico do 6º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima. Trabalhou por 1 ano e 7 meses na Rede Amazônica no portal de notícias da Globo, o G1 Roraima, onde cobriu conflitos na fronteira entre Brasil e Venezuela e mais recentemente o fechamento unilateral ordenado pelo presidente Nicolás Maduro. Em Boa Vista, atuou na cobertura da migração venezuelana, sobretudo as questões de refugiados em situação de rua. Começou sua carreira no Núcleo de Rádio e TV Universitária da UFRR em 2016. Também foi repórter e editor de Web no jornal Roraima em Tempo por um ano. Atualmente é assessor de imprensa na Prefeitura Municipal de Boa Vista.

Repórter-Cinematográfico Roque Neto – Rede Amazônica e correspondente da TV Globo
Roque Pereira da Silva Neto

É Bacharel em Administração de Empresas e Pós graduado em Gestão Pública pela Faculdade Estácio Atual, trabalhou na empresa TV CABURAÍ (Rede Bandeirantes de Televisão), TV IMPERIAL (Rede Record), AMAZON SAT e atualmente trabalha na Rede Amazônica em Roraima – Afiliada da Rede Globo como Repórter Cinematográfico na cobertura de matérias Jornalísticas.





Presidente de Mesa: Profa. Dra. Antonia Costa (Jornalismo/UFRR)



SERVIÇO: Ciclo de Palestras: “A cobertura jornalística na fronteira Brasil-Venezuela: Relatos do local para o nacional”
Quando: 7 e 10/5, das 18h às 22h
Onde: Auditório Alexandre Borges (Bloco I, UFRR)
Certificado: 10hs
Inscrição: Inscrição gratuita

Palestrantes convidadas/os
Jornalista Cyneida Correia - Repórter do Grupo Folha e correspondente do Jornal Estadão e Wall Street Journal
Fotojornalista Priscila Torres - Correspondente de Agências de Notícias
Jornalista Gleide Rodrigues - Documentarista
Jornalista Érica Figueiredo - Repórter da Rede Amazônica e correspondente da TV Globo
Publicitário Wagner Pessoa – Ex-Repórter-cinematográfico da Rede Amazônica e correspondente da TV Globo
Jornalista Angélica Vasconcelos - Repórter TV/Rádio Tropical e Correspondente do SBT
Jornalista Bruno Perez - Repórter da Band Roraima e Correspondente da TV Band nacional
Jornalista Josué Ferreira - Repórter do Jornal Roraima em Tempo e Correspondente da BBC Brasil
Acadêmica de Jornalismo Angélica Vasconcelos - Repórter da TV/Rádio Tropical e correspondente do SBT
Acadêmico de Jornalismo Robson Moreira - Repórter da Rede Amazônica e correspondente da TV Globo
Acadêmico de Jornalismo Alan Chaves – Ex-Repórter do G1/RR e Correspondente do G1 nacional
Repórter-Cinematográfico Roque Neto  - Rede Amazônica e correspondente da TV Globo

Informações
redeterecom.blogspot.com
redeterecom@gmail.com
+55 95 98411 9389

Realização
Programa de Extensão Universitária Rede Terecom (UFRR)
Grupo de Pesquisa “Comunicação, Identidades e Fronteiras” (UFSM/FAPRGS/CNPq)

Coordenação
Prof. Dr. Edileuson Santos Almeida - Coordenador do Programa Rede Terecom
Profa. Dra. Ada Cristina Machado Silveira – Grupo de Pesquisa “Comunicação, Identidades e Fronteiras” (UFSM/FAPERGS/CNPq)


Comissão Organizadora
Luana Karem Assessoria e Cerimonial 
Ronyeila Clícia de Souza Pinheiro – Secretária-Executiva
Priscila Bezerra de Araújo – Jornalista
Jéssica Kethlen de Souza Reis – Mestre de Cerimônias e acadêmica de Secretariado Executivo/UFRR
Fernando Bezerra Mendonça – Acadêmico de Jornalismo/UFRR
Dhenny Rabelo - Acadêmica de Jornalismo/UFRR
Alexandre Damasceno da Silva - Acadêmico de Jornalismo/UFRR
Apoio
Proext2009-MEC/SESu e UFRR

Marcadores: , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial