segunda-feira, 1 de junho de 2020

Live “Violência contra Jornalistas", realizada pela UFRR e UFSM

RR: Live sobre violência contra jornalistas tem participação do defensor Oleno Matos

Live “Violência contra Jornalistas: as fake news e o ataque ao papel social do jornalismo”, realizada pelo UFRR e UFSM 


Fonte: ASCOM/DPE-RR
Estado: RR

No Dia Nacional da Imprensa, celebrado no 1º dia de junho, em conjunto com outros profissionais da área de jornalismo, o subdefensor público-geral de Roraima, Oleno Matos, participou da live iniciada às 15h50 sobre “Violência contra Jornalistas: as fake news e o ataque ao papel social do jornalismo”, realizada pelo Programa de Extensão Universitária “Rede Terecom” e Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidades e Fronteiras da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).
 
Também participaram da live, a jornalista e presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Maria José Braga, a jornalista e presidente do Sinjoper (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima), Adriana Cruz, a professora da UFSM, Ada Cristina Machado, a Advogada e jornalista, Florany Mota, e o facilitador, professor da UFRR, Edileuson Almeida.  
 
A live discutiu a importância da valorização do jornalismo, a violência que esses profissionais enfrentam e como, em tempos de pandemia, o jornalismo é o principal meio para as pessoas se manterem informadas sobre os acontecimentos mundiais. Além disso, as notícias falsas, apelidadas de “Fake News”, e a maneira como os jornalistas estão sendo desacreditados pelo próprio governo, sofrendo ataques físicos e virtuais ao expor a realidade para a população, também foram assuntos abordados.
 
De acordo com Matos, desde a época da eleição do Brexit, no Reino Unido, começou a se falar sobre Fake News, e foi se propagando para outros cenários, causando preocupação. O defensor lembrou a eleição no Brasil e todo o processo eleitoral, principalmente a propagação de fake news por meio da ferramenta de mensagens WhatsApp.
 
“Quando a gente avalia a situação dos nossos queridos colegas jornalistas, a situação é lamentável; fazer jornalismo buscando levar a informação para o cidadão, tem sido muito difícil. A gente acompanha diariamente, não só agressões físicas, mas também o combate à informação de qualidade, com notícias falsas, tendo esses profissionais que lidar com um verdadeiro exército de pessoas e robôs atuando nas redes sociais em detrimento do profissional de alto gabarito, isso nos leva a ficar preocupados”, acrescentou Matos.  
 
O subdefensor também citou o Projeto de Lei nº 2630/2020, pautado para esta terça-feira, 02, no Senado Federal, sobre a lei brasileira de liberdade, responsabilidade e transparência na internet. Segundo ele, durante esse cenário de pandemia, talvez não seja encontrado um modelo ideal, mas é um início de ‘sim’, preservar o direito de informar, a liberdade de imprensa, e o direito à liberdade de expressão, considerando que essa liberdade de expressão não ultrapasse outras garantias constitucionais.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial